Na semana do centenário de Darcy Ribeiro, a UMEI que leva o seu nome, localizada no bairro de Charitas, iniciou os trabalhos de rememoração do legado deste grande intérprete do Brasil. A Diretora-Geral da unidade, Vanderlea Nazareth, recebeu o Secretário de Educação, Lincoln de Araújo, com a deferência que a data merece da comunidade escolar.

Para as comemorações, afrescos foram pintados nas paredes da UMEI, em alusão ao trabalho de Darcy Ribeiro e seu amor pelos livros. A Diretora-Geral afirma que “essa forma de representação de Darcy ajuda a despertar nas crianças o gosto pela leitura.
Além disso, a reforma permanente da estrutura física da unidade ajuda a elevar a autoestima das crianças, algo que era buscado por Darcy Ribeiro no projeto dos CIEPs”.

O pontapé inicial do Centenário de Darcy Ribeiro foi dado pelas crianças da UMEI: trabalhos realizados pelas turmas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram expostos para a equipe da Secretaria Municipal de Educação. Dentre as atividades apresentadas, estavam retratos de Darcy Ribeiro e uma maquete dos CIEPs, onde as crianças, em seu exercício de imaginação, complementaram a estrutura física da maquete com aquilo que desejavam encontrar dentro de uma escola.

Ao fim da exposição dos trabalhos, as crianças recitaram um cordel sobre a vida e a obra do antropólogo: “A Escola Ideal”. Após a apresentação de versos e melodias da arte popular brasileira, o Secretário Lincoln de Araújo salientou que “a Rede Municipal de Educação de Niterói abraça o projeto dos CIEPs e busca prover em todas as suas unidades os preceitos fundantes deste grande projeto pedagógico nacional”.

O centenário do ex-Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro e ex-Senador da República coincide com um período de recrudescimento de arroubos autoritários por parcela significativa dos atores políticos em nível nacional. Darcy Ribeiro, grande baluarte na defesa das liberdades individuais do povo brasileiro e ardente defensor da Educação no país, em função deste momento particularmente delicado o qual atravessa a nação, precisa ser lembrado. Mais do que isso: precisa ter suas políticas públicas, fruto de décadas de reflexão e ação, intransigentemente defendidas por seus pares e, sobretudo, pelo povo.