No dia 19 de outubro, foi realizado o Encontro formativo “Currículos, Infâncias e Cotidianos – Diálogos sobre a integração, articulação, transição e travessia entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, promovido pela Diretoria de Educação Infantil, Diretoria de 1º e 2º ciclos e Diretoria de Articulação Pedagógica, no auditório da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em Niterói.

A abertura contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Prof. Lincoln de Araújo, a Subsecretária do Programa Criança na Creche, Profa. Patrícia Gomes, a Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Profa. Djenane Freire e o Subsecretário de Projetos Educacionais Transversais, Thiago Risso.

Débora Moreno, a Escritora das Latas, realizou a apresentação cultural do encontro. A Mesa “Nossos diálogos…” contou com a presença da Profa. Mairce Araújo (UERJ/FFP), a Pedagoga da E. M. Sebastiana Gonçalves Pinto, Amanda Pestana, a Profa. Alessandra Abreu (SME/FME) e a Pedagoga da UMEI Profª. Nina Rita Torres, Liliam Garcia, que colaborou com a mediação da mesa.

“Foi uma satisfação reunir professores e pedagogos neste encontro que marcou o início de um ciclo de ações formativas sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
Essa é uma importante demanda pedagógica da Rede que pode ser atendida por meio do fortalecimento da articulação entre os profissionais que atuam nas escolas e na sede.”, disse Andreia Rangel, Diretora do 1º e 2º ciclos.

“Esse primeiro encontro do “Currículos, Infâncias e Cotidianos”, reuniu professores e pedagogos da Rede de Niterói para pensar os fios que unem o currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e em como percebemos as crianças nesses diferentes espaços/contextos. Como se trata de uma conversa inicial sobre o tema, destacamos a
importância da reflexão e do debate sobre os processos educativos que envolvem a leitura e a escrita a partir da perspectiva discursiva com experiências lúdicas, culturais e autorais, entendendo que a criança não deixa de ser criança quando deixa a Educação Infantil e nem que o processo de Alfabetização se inicia no ingresso das crianças no Ensino Fundamental.” Declara Fernanda Macedo, Diretora da Educação Infantil.

O encontro revelou dois importantes movimentos. Um diz respeito à integração das Diretorias que estão responsáveis pela discussão da articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental, indispensável para a consequente mobilização da rede no enfrentamento desta pauta. Outro movimento é aquele que entende o protagonismo das
unidades na concepção e consolidação deste projeto. É a partir deste fazer coletivo que conseguiremos avançar na garantia da educação para as infâncias”, relata Silvana Malheiro, Diretora de Articulação Pedagógica.

O encontro formativo constituiu um momento de aprendizado e marcou o início de um ciclo de conversa com as Unidades sobre a importância de se pensar a respeito dos aspectos relacionados com a transição/articulação da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.