Na última sexta-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação reuniu-se com toda sua equipe para a realização do II Seminário Darcy Ribeiro: Construção Colaborativa do Plano de Ação Orgânico da SME. Os Subsecretários Márcio Anciães, Thiago Risso e Djenane Freire, além do Secretário Lincoln Araújo, expuseram suas ideias e expectativas sobre os objetivos desta construção colaborativa.

As equipes da SME foram divididas em grupos de trabalho. O objetivo desta metodologia era reunir pessoas que não trabalham no mesmo setor e que pudessem apresentar aos seus pares perspectivas de trabalhos diferentes. Nesse sentido, a metodologia de trabalho buscou consolidar políticas integradas entre as subsecretarias e que atendam às necessidades das unidades escolares. Após a divisão, foram eleitos relatores e coordenadores de cada grupo. Os relatores registraram o debate e apresentaram no Auditório Darcy Ribeiro a síntese das conclusões as quais cada um de seus respectivos grupos chegou.

Uma das questões sobre as quais os GTs se debruçaram foi a necessidade de melhorar a comunicação interna entre as equipes da SME. Para tanto foram apresentadas diversas sugestões, incluindo a instalação de um totem ou um painel que pudesse disponibilizar toda a programação da Educação Niterói para os colaboradores da Rede Municipal. Adicionalmente, também foi sugerido que houvesse uma plataforma para que as escolas também pudessem saber em tempo real da programação da Secretaria.

O seminário procurou fortalecer a participação e o compartilhamento do poder decisório destes educadores nas políticas públicas implementadas pela nova gestão. Nesse mesmo sentido, a Educação Niterói buscará aumentar a participação das Unidades Escolares nas decisões tomadas pelos gestores públicos.