A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação, participou do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que aconteceu entre os dias 31 de julho a 05 de agosto, no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense.

Esse é o principal congresso acadêmico sobre computação da América Latina. Foram discutidos temas que vão desde o ensino da computação na educação básica até a aplicação da computação na sociedade, passando por governos digitais. A Educação Niterói teve um estande institucional para a apresentação de trabalhos desenvolvidos por profissionais da Rede na temática proposta pelo congresso, além de um painel. No evento ocorreu também o CQEB- Curso de Qualidade de Ensino da Computação na Educação Básica- que foi disponibilizado para os profissionais da Rede. Além destas ações, a Educação Niterói participou da palestra “As Possiblidades e Desafios na Implementação da Computação na Educação Básica”, ministrada pelas professoras doutoras Rozelma Soares, uma das principais referências da área no país, e Luemy Ávila, com demonstrações de aplicação prática.

Um dos momentos marcantes do congresso foi a roda de conversa com o tema “Empoderamento Digital: o papel da computação na construção de uma sociedade inclusiva e democrática”, que contou com a participação do Secretário de Educação de Niterói, Lincoln de Araújo,  que chamou a atenção para o fato de, em muitos aspectos, estarmos construindo uma sociedade onde o ser humano vem se tornando descartável, na medida em que a tecnologia vem avançando.