A Fundação Municipal de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar e Nutrição, promoveu entre os dias 9 e 12 de agosto uma série de palestras sobre alimentação escolar mais saudável e sustentável para as manipuladoras de alimentos da Rede Municipal de Niterói, no âmbito do programa Alimentação Consciente Brasil.

Este programa foi criado pela ONG Mercy for Animals. Esta ONG milita pela reeducação alimentar, para que a população tenha uma alimentação mais saudável. A partir da última terça-feira (9), a Fundação Municipal de Educação sediou este curso, que introduziu às diretoras das unidades escolares um maior embasamento teórico sobre o valor nutricional das proteínas vegetais, além de maiores detalhes sobre a cadeia produtiva dos alimentos, juntamente com suas implicações ecológicas para a preservação ambiental em escala planetária.

Sobre o modo de preparo dos alimentos, foram introduzidas às manipuladoras de alimentos receitas propostas pelo Programa Alimentação Consciente Brasil, tais como grão de bico atolado, estrogonofe de legumes com creme de inhame e arroz com lentilha e cebola dourada. A despeito das adaptações, o objetivo desta apresentação foi aprimorar as confecções de alimentos, por parte das manipuladoras de alimentos, para as diversas possibilidades que um cardápio mais rico em vegetais dará aos estudantes e à comunidade escolar. Dessa forma, o treinamento visa a criar uma cultura culinária mais diversa, diferenciada e saudável, tanto para as crianças matriculadas nas escolas de Niterói quanto para suas famílias.

A Coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar e Nutrição, Ivone Albertino, afirmou que “a importância desse programa é a evolução na questão do meio ambiente, assim como na questão da elevação do consumo de vegetais pela sociedade. Além disso, há um foco claro na valorização da agricultura familiar, que produz esses alimentos. Uma alimentação mais consciente pode produzir um ganho energético, um menor consumo de recursos naturais. Isso se deve ao menor consumo de energia elétrica, de gás de cozinha e de água quando se compara a produção de vegetais à produção de proteína animal. Enfim, é a saúde da criança que está sendo garantida”.

Nesse sentido, o programa Alimentação Consciente Brasil veio a complementar a formação continuada que as profissionais da Rede Municipal de Niterói têm recebido. Além disso, a Educação Niterói vem apostando em uma cultura alimentar em que a sustentabilidade e saúde sejam duas das prioridades no cardápio das crianças niteroienses.