A 4° Jornada de Capacitação em Segurança Viária, Legislação, Educação para o Trânsito e Sustentabilidade para Docentes, realizada em parceria entre Nittrans, Secretaria Municipal de Educação, Niterói de Bicicleta, Controladoria Geral do Município, SECLIMA, Urban95, Ecoponte e SEST e SENAT, ocorreu ontem (18) na Casa Amarela, sede da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do encontro foi o de capacitar professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II do Ensino Médio a explorarem o tema trânsito e suas variáveis, através dos diferentes campos de conhecimento.

As capacitações visam a proporcionar às crianças e aos adolescentes um processo de ensino-aprendizagem que lhes permitam desenvolver a consciência da cidadania e da ética, de forma que possam construir, durante o processo educativo, hábitos e comportamentos seguros e serem cidadãos no trânsito. Estas capacitações, igualmente, abordaram informações e conceitos como cidadania, ética, sustentabilidade, mobilidade, acessibilidade, legislação e, principalmente, comportamento no trânsito.

A metodologia utilizada foi a de exposições teóricas e práticas. Defendeu-se uma ação pedagógica destinada a educar para o trânsito, contemplada pelo conceito de transversalidade. As capacitações são alicerçadas em quatro módulos, divididos em quatro encontros, com duas capacitações por temáticas.