Escolha uma Página

O Mês da Consciência Negra está sendo celebrado com uma extensa programação desenvolvida pela Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói. O “Novembro Negro 2021”  vem oferecendo uma agenda emblemática de lutas e mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo e à intolerância religiosa e garantia dos direitos até o dia 1º de dezembro. Ao longo deste mês, a Educação promoveu debates, palestras, workshops, mostras, ocupações artísticas e apresentações culturais, tendo como centro a valorização da história de nosso povo e a promoção de uma educação antirracista. Nos próximos dias ainda serão realizados diversos eventos para encerrar esse mês pautado em transformar Niterói em uma cidade mais igualitária. 

Nesta sexta-feira (26), a Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina em parceria com o Solar do Jambeiro, promove uma Roda de Conversa com a poeta Ana Cruz. O bate-papo está marcado para às 18 horas no Solar do Jambeiro, no Ingá.

Para dar início à próxima semana, já na segunda-feira (29) o “Webnário – Educação Antirracista, Currículo e Vozes Negras” estará debatendo o tema “Referências étnico-raciais pela estética do afeto”. O evento será ministrado por Bê Sancho, artista plástico e educador, e mediado pela professora Eloá Maciel, da Coordenação de Educação na Diferença. A transmissão da live será feita através da página do Facebook “Educação Niterói”, às 17h.

Ainda no dia 29, a Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco apresentará “A História das bonequinhas ABAYOMI”, por Kelly Leal, que ainda vai realizar uma oficina para construção da boneca Abayomi. O evento, às 19h, será transmitido pela página do Facebook “Bip Pop Silvestre Mônaco” e pela página do Instagram da Biblioteca (@bibpopnit).

O “Webnário – Educação Antirracista, Curículo e Vozes Negras” estará promovendo na terça-feira (30), a aula “PENESB: Trajetórias e Pesquisas sobre o Negro na Sociedade Brasileira”. A palestra será comandada pela Professora e Doutora Iolanda Oliveira, Professora e Doutora Glória Anselmo e Professora e Mestre Rebecca Vieira, além de contar com a mediação da Professora Doutora Andréia Rangel. O evento on-line será transmitido no Facebook “Educação Niterói” às 18h.

Já na quarta-feira (30), acontecerá, às 10h, a Mesa de Abertura da II Jornada das Relações Étnico-Raciais e Currículo, com o tema “Capoeira como potência educativa”. Os profissionais da rede podem participar apresentando seu trabalho/relato de experiências e podem se inscrever até o dia 29 de novembro através do link: tinyurl.com/RelacoesEtnicoRaciais. A apresentação dos trabalhos devem ser feitas no dia 1° de dezembro (quarta-feira).

Finalizando o mês da Consciência Negra, o Webnário – Educação Antirracista, Currículo e Vozes Negras encerra sua programação na quarta-feira (1), com a aula aberta “Alfabetização Antirracista”. A mediação do evento ficará por conta da Professora Andréia Diniz, e o palestrante convidado será o Professor Robson Wellington, profissional da Rede Municipal de Niterói. O evento será feito em modelo virtual e transmitido através da página do Facebook “Educação Niterói”, a partir das 18h.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support