O Mês da Consciência Negra está sendo celebrado com uma extensa programação desenvolvida pela Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói. O “Novembro Negro 2021”  vem oferecendo uma agenda emblemática de lutas e mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo e à intolerância religiosa e garantia dos direitos até o dia 1º de dezembro. Ao longo deste mês, a Educação promoveu debates, palestras, workshops, mostras, ocupações artísticas e apresentações culturais, tendo como centro a valorização da história de nosso povo e a promoção de uma educação antirracista. Nos próximos dias ainda serão realizados diversos eventos para encerrar esse mês pautado em transformar Niterói em uma cidade mais igualitária.

Nesta sexta-feira (26), a Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina em parceria com o Solar do Jambeiro, promove uma Roda de Conversa com a poeta Ana Cruz. O bate-papo está marcado para às 18 horas no Solar do Jambeiro, no Ingá.

Para dar início à próxima semana, já na segunda-feira (29) o “Webnário – Educação Antirracista, Currículo e Vozes Negras” estará debatendo o tema “Referências étnico-raciais pela estética do afeto”. O evento será ministrado por Bê Sancho, artista plástico e educador, e mediado pela professora Eloá Maciel, da Coordenação de Educação na Diferença. A transmissão da live será feita através da página do Facebook “Educação Niterói”, às 17h.

Ainda no dia 29, a Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco apresentará “A História das bonequinhas ABAYOMI”, por Kelly Leal, que ainda vai realizar uma oficina para construção da boneca Abayomi. O evento, às 19h, será transmitido pela página do Facebook “Bip Pop Silvestre Mônaco” e pela página do Instagram da Biblioteca (@bibpopnit).

O “Webnário – Educação Antirracista, Curículo e Vozes Negras” estará promovendo na terça-feira (30), a aula “PENESB: Trajetórias e Pesquisas sobre o Negro na Sociedade Brasileira”. A palestra será comandada pela Professora e Doutora Iolanda Oliveira, Professora e Doutora Glória Anselmo e Professora e Mestre Rebecca Vieira, além de contar com a mediação da Professora Doutora Andréia Rangel. O evento on-line será transmitido no Facebook “Educação Niterói” às 18h.

Já na quarta-feira (30), acontecerá, às 10h, a Mesa de Abertura da II Jornada das Relações Étnico-Raciais e Currículo, com o tema “Capoeira como potência educativa”. Os profissionais da rede podem participar apresentando seu trabalho/relato de experiências e podem se inscrever até o dia 29 de novembro através do link: tinyurl.com/RelacoesEtnicoRaciais. A apresentação dos trabalhos devem ser feitas no dia 1° de dezembro (quarta-feira).

Finalizando o mês da Consciência Negra, o Webnário – Educação Antirracista, Currículo e Vozes Negras encerra sua programação na quarta-feira (1), com a aula aberta “Alfabetização Antirracista”. A mediação do evento ficará por conta da Professora Andréia Diniz, e o palestrante convidado será o Professor Robson Wellington, profissional da Rede Municipal de Niterói. O evento será feito em modelo virtual e transmitido através da página do Facebook “Educação Niterói”, a partir das 18h.