Escolha uma Página

O Mês da Consciência Negra será celebrado com uma extensa programação organizada pela Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói. O “Novembro Negro 2021” terá uma agenda emblemática que abordará temas como: A afirmação do povo negro, o combate ao racismo e à intolerância religiosa, e a garantia dos seus direitos. Ao longo de todo o mês, a Educação promoverá debates, palestras, workshops, mostras, ocupações artísticas e apresentações culturais, tendo como centro a promoção da igualdade e valorização da história do negro no Brasil. A abertura do evento será realizada nesta quinta-feira (4), às 16h, no auditório do Caminho Niemeyer, com transmissão no Facebook Educação Niterói.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, destaca que no mês de novembro, Niterói reafirma seu compromisso com o combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira e da contribuição dos negros e negras à história do país.

“Este é um mês de celebração, debate sobre políticas públicas, reflexão e de luta. Uma sociedade verdadeiramente democrática não pode ser tolerante com o racismo. É preciso trabalhar para a redução das desigualdades étnico-raciais e enfrentar o racismo estrutural por meio de ações concretas, políticas públicas e da mobilização da sociedade”, reforça o secretário.

A abertura terá a participação do secretário de Educação, Vinicius Wu, a subsecretária de Igualdade Racial de Niterói, Gloria Anselmo, a vereadora Verônica Lima, o fundador da CUFA, Anderson Quack, a professora de sociologia da UFF e pesquisadora do Afro/Cebrap Flávia Rios, e a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Rebecca Vieira. A mediação será da professora da Rede, Caroline de Souza. A apresentação artística ficará por conta do grupo de dança dos alunos da E. M. Levi Carneiro (Sapê), com o tema “Saudação aos Orixás”.

“O Novembro Negro traz consigo a urgência da pauta igualitária em nossa sociedade. Propomos uma agenda emblemática de lutas e mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo, à intolerância religiosa e pela garantia dos direitos”, ressaltou Thiago Risso, subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional (SSPCA).

Ao longo de todo o mês de novembro será realizado o Webnário “Educação Antirracista, Currículo e Vozes Negras”, com transmissão pelo Facebook Educação Niterói. A atividade foi organizada pela Coordenação de Educação na Diferença (Cedif), vinculada à SSPCA. Os encontros terão a participação de especialistas como a Profa. Ma. Greice Duarte (Coluni/UFF); Profa Dra Léa Tiriba (Unirio); Profa Dra Martha Abreu (UFF); Prof Dr Wilson Cardoso (UFRJ); Profa Dra Iolanda Oliveira (UFF).A coordenadora da Coordenação de Educação na Diferença (Cedif), Cristiane Gonçalves, afirma que a programação tem como objetivo promover uma educação antirracista e aberta para outras formas de pensar o fazer pedagógico.

“Os temas contribuem para pensarmos a produção curricular, as práticas pedagógicas e ações educativas a partir da produção acadêmica de pesquisadores negros e negras, assim como das comunidades tradicionais e seus saberes para compreendermos as infâncias e a educação. Os profissionais de educação da rede serão convidados a socializar seus projetos e ações educativas em desenvolvimento em nossas unidades de educação, mobilizados pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Entendemos que educar contra o racismo é um compromisso de todos”, ressalta Cristiane.Serão realizadas ainda duas oficinas de Educação em Afroperspectiva para os profissionais da rede. No dia 5, às 18h, a Profª. Nini Kemba apresenta Contação de Histórias Pretas, LiteafroInfantil. Inscrições pelo link forms.gle/5yZHCQm6EeaoJV3y8.

Já no dia 23, às 19h, será a vez do Prof. Jefferson dos Santos, com Jogos Matemáticos do Continente Africano. No último dia de programação, dia 30, acontece a II Jornada das Relações Étnico – Raciais e Currículo no Auditório do Caminho Niemeyer. Serão apresentados trabalhos dos professores e pedagogos da rede sobre o tema.

As escolas da Rede Municipal também aderiram a agenda organizando mostras de projetos educacionais e de atividades culturais, para além da educação que realizam em seus cotidianos, voltada aos valores democráticos em luta antirracista e pela valorização dos diferentes modos de expressão e ser e estar no mundo. As Bibliotecas Populares Municipais também organizaram eventos on-line para celebrar a data, com contação de histórias e exibição de documentários.

Como parte da programação, a 2ª Mostra Taturana de Cinema – Democracia e Antirracismo, será realizada entre os dias 11 de novembro e 14 de dezembro nas unidades que atendem alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Mostra, organizada pelo Núcleo de Cineclubes de Niterói/Núcleo de Cinema e Educação (NuCiNi), tem o objetivo de exaltar a arte e a cultura negra, além de trazer a máxima de que não é possível discutir sobre a democracia sem combater o racismo. Serão exibidos cinco filmes, entre curtas e longas-metragens.A programação completa está disponível nas redes sociais da Educação Niterói, no Facebook (facebook.com/educacaonit) e no Instagram (@educacaoniteroi).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support