Escolha uma Página

Evento que será transmitido pelas redes sociais reunirá professores, especialistas e líderes religiosos

06/10/2021 – Com o objetivo de debater a importância do direito à diferença nas escolas e compartilhar projetos pedagógicos criados na rede de ensino, que visam combater a intolerância religiosa, a Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói realizam a Jornada Pluralismo Religioso e Educação, nesta quinta (7) e sexta-feira (8). O evento terá transmissão pelo Facebook Educação Niterói. (Carol, por favor, confirme com a Educação se podemos colocar desta forma!).

O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, destaca que a constituição consagra o estado laico no Brasil, o que garante a liberdade de cada um escolher a sua religião e processar a sua fé.

“Compreendemos as religiões como manifestações culturais legítimas, e deve ser garantido às crianças, aos estudantes e profissionais da educação, o direito à diferença, à manifestação de sua religiosidade sem risco de discriminação. Diante do avanço da intolerância e dos discursos de ódio que assistimos nos últimos anos, a escola como espaço de formação para a cidadania, precisa incentivar e promover o diálogo constante visando a superação da intolerância religiosa na cidade”, aponta.

Coordenadora da Coordenação de Educação na Diferença, a professora Cristiane Gonçalves de Souza, reforça que a Jornada marca um olhar da rede municipal de ensino para esta discussão, contribuindo para experiências educativas atentas ao debate sobre a diversidade e diferença religiosa.

“Um projeto político pedagógico deve estar comprometido com a equidade social e atento às situações que enunciem intolerância religiosa nas escolas, desenvolvendo ações de combate ao preconceito e à discriminação no espaço escolar. Valorizamos na rede municipal, processos formativos com a socialização de projetos pedagógicos e de ações educativas desenvolvidas por professoras e professores”, ressalta.

Programação – A Jornada terá início na quinta-feira (7), às 17h, com a mesa de abertura mediada pela professora Cristiane Gonçalves de Souza, que é coordenadora de Educação na Diferença (Cedif). O encontro contará com a participação do secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, do subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional, Tiago Risso, da vereadora Verônica Lima, e da professora Michele Guerreiro (UFPE).

No dia 8, às 13h30, será exibido o documentário: “A Dona do Terreiro”, seguido de um debate. O encontro será realizado na plataforma Zoom, com inscrições no link: tinyurl.com/JornadaPluralismo. A atividade contará com a participação da diretora do longa-metragem, Deisy Anunciação, a diretora geral da Umei Almir Garcia, Tamara Faria de Oliveira, e de Jéssica Santos, mãe de uma ex-aluna da Umei. Encerrando a programação na sexta-feira, às 18h, haverá um debate com transmissão no Facebook Educação Niterói, com a participação de líderes religiosos, professores e psicólogos. Profissionais da eEducação que queiram apresentar seus projetos com esta temática devem se inscrever por meio do link: tinyurl.com/JornadaPluralismo.

Live – A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação promovem, nesta quarta-feira (6), a partir das 18 horas, a live “Saúde Mental da criança e do adolescente: A escola como um lugar de escuta, proteção e cuidados”. A conversa, que será transmitida no Facebook Educação Niterói, tem como objetivo debater a saúde mental das crianças e adolescentes com os profissionais e os responsáveis, observando temas como a prevenção ao suicídio. A palestrante é a psicanalista e professora da pós-graduação da UFF, Marília Etienne Arreguy, com mediação dos professores da rede municipal de ensino, Márcia Bazhuni Pombo e Ronald dos Santos Quintanilha.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support