Escolha uma Página

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), contou com diferentes atividades em Niterói. A programação começou com um passeio ciclístico organizado pela Secretaria de Educação em parceria com a NitTrans. Em seguida, foi entregue a instalação de paraciclos em escolas da rede municipal. À tarde, foi realizada uma palestra sobre Educação no Trânsito, na Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca. As atividades integram a Semana da Mobilidade 2021, que está sendo realizada em Niterói.

O passeio ciclístico teve como ponto de partida a sede da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação, no Centro, e seguiu até a Escola Municipal Julia Cortines, em Icaraí, que foi a primeira unidade a receber os paraciclos e onde, também, foi realizada uma atividade com as crianças sobre educação no trânsito.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, ressaltou que o Dia Mundial Sem Carro é uma data muito representativa já que contribuiu para a reflexão sobre a necessidade de uma vida mais sustentável. Para ele, a escola tem um papel fundamental na construção de uma cidade resiliente e preocupada com as questões ambientais.

“É fundamental o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais que visem o estímulo à mobilidade ativa em nossas escolas, de forma que a comunidade escolar participe da construção de uma cidade sustentável. Iniciamos a instalação dos paraciclos nas escolas para que crianças, profissionais e responsáveis possam ampliar o uso de bicicletas em seus deslocamentos pela cidade”, disse o secretário.

Nesta primeira etapa, estão sendo instalados paraciclos em 13 escolas do Ensino Fundamental de acordo com a demanda das unidades. O objetivo é ampliar o número de unidades atendidas e desenvolver projetos que estimulem a ida à escola de bike, utilizando as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas da cidade.

“Educação no trânsito é mais que evitar acidentes e conflitos, é reafirmar valores como respeito, solidariedade, cordialidade e responsabilidade nos alunos. Estamos animados com essa articulação e a possibilidade de construir novas possibilidades para as escolas”, disse o subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional, Thiago Risso.

As crianças também puderam se divertir e aprender um pouco mais sobre o trânsito com a Mini Pista Itinerante da NitTrans. A partir de um desenho com o mapa de ambiente urbano, usado para simular situações de trânsito com vias, infraestrutura viária e equipamentos públicos como escola e hospital, eles receberam orientações sobre a importância de atravessar na faixa de pedestres, respeitar as bicicletas e seguir as regras de trânsito.

“Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, nada melhor do que lidar com a educação, conscientização e empatia com as crianças. Depois do passeio ciclístico, as crianças puderam interagir e aprender sobre segurança viária e sustentabilidade. Conscientizar a criança é saber que eles vão ser cidadãos melhores quando puderem tirar a carteira de motorista e estiverem aptos a andar de bicicleta sozinhos pela cidade”, destacou a chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha.

O secretário do Clima, Luciano Paez, também participou do passeio ciclístico. Ele falou sobre a importância de promover iniciativas de sustentabilidade, de mobilidade ativa e de conscientização da população sobre o cuidado com o meio ambiente.

“Essa parceria entre as secretarias contribui muito na criação de políticas públicas para o município. E a escola também tem um papel fundamental. É uma grande oportunidade para entendermos as demandas das escolas da rede e incentivarmos que mais famílias utilizem a bicicleta diariamente. É uma pauta muito importante para a cidade”, frisou.

Responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, reforçou a importância de iniciativas da gestão municipal para o melhor desenvolvimento da cidade.

“Ações como esta que integram a Semana da Mobilidade são excelentes oportunidades de ampliação do debate e da consciência sobre os novos paradigmas da mobilidade urbana sustentável, promovendo o respeito e o compartilhamento do espaço viário entre os diversos modais”, disse.

As atividades estão sendo organizadas com a participação da SME/FME, NitTrans, Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Secretaria Municipal do Clima, Seconser, Emusa e do coletivo Bike Anjo. A programação completa da Semana da Mobilidade 2021 está disponível no site da NitTrans: www.nittrans.niteroi.rj.gov.br/snt2021.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support