Escolha uma Página

O Dia do Estudante, celebrado anualmente no dia 11 de agosto, será comemorado na Rede Municipal de Educação de Niterói com um incentivo ao movimento estudantil. Será realizada na próxima quarta-feira (11), às 19h, a live “Participação Estudantil e o Fortalecimento da Educação Básica” com o objetivo de reforçar a importância da participação dos estudantes no processo de democratização das escolas brasileiras e incentivar a criação de grêmios estudantis nas unidades da rede. A live será transmitida ao vivo no Facebook Educação Niterói.

Os convidados para debater o tema são Eduardo Oliveira, coordenador de Juventude de Niterói, Hugo Silva, vice-presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes/RJ) e diretor da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (Uees/RJ), Victor Hugo Silva, vice-presidente da União Niteroiense de Estudantes Secundaristas (Unes) e Ayane Souza, tesoureira da Uees/RJ. A abertura será do secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, e a mediação ficará sob responsabilidade do subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional, Thiago Risso, que fizeram parte de movimentos estudantis durante a adolescência e juventude.

“Os grêmios estudantis são instrumentos importantíssimos para a garantia da participação dos estudantes na condução das políticas educacionais. Estimular a organização estudantil e incentivar sua presença ativa na gestão escolar é um passo imprescindível para a construção de uma escola verdadeiramente democrática”, afirma o secretário Vinicius Wu.

Um dos objetivos da live é estimular o envolvimento dos estudantes nas tomadas de decisões no espaço escolar, bem como o engajamento na luta em favor dos direitos que garantam a cidadania. O encontro vai debater a importância de se garantir uma maior presença e representatividade, combatendo a desmobilização dos movimentos estudantis.

“As escolas possuem um papel fundamental na formação de sujeitos. A participação estudantil é um importante instrumento de protagonismo juvenil e construção de uma escola participativa, autônoma e transformadora. Os movimentos estudantis possuem um histórico de luta pela valorização da educação pública, garantia da liberdade, defesa da democracia e combate às desigualdades sociais.”, cita o subsecretário Thiago Risso.

Para o coordenador de Juventude de Niterói, Eduardo Oliveira, a luta dos jovens é parte essencial na conquista de direitos sociais, como comprovado historicamente no país.

“Esse espaço de construção e debate com a juventude da cidade sobre os movimentos estudantis é muito importante pois a luta dos jovens faz parte da história e da construção democrática do nosso país. Muitas conquistas se devem às ações de estudantes nas ruas, nas escolas e nos espaços públicos”, afirma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support