A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói, através do Memorial Roberto Silveira, promovem na próxima terça-feira (15) a live “Educação Patrimonial nas escolas: um olhar para além dos muros escolares”, com a professora e Coordenadora de Geografia da rede municipal, Ana Paula Mello. O encontro virtual será transmitido na página do Facebook “Educação Niterói”, a partir das 17 horas.

O objetivo é debater a importância da Educação Patrimonial, que trata sobre os processos educativos com o foco no reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio de um espaço. A palestrante convidada, professora Ana Paula Mello, é uma das vencedoras do prêmio “Educador Nota 10”, promovido pela Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho, com o projeto “O meu lugar: educação e memória de Niterói”, desenvolvido na Escola Municipal Levi Carneiro.

O objetivo do projeto é estudar o patrimônio da cidade, pensando na preservação dos bens naturais e ambientais, e ressignificar a ideia dos alunos sobre a importância dos museus, contribuindo para a criação de um vínculo com a cidade natal deles.

O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, ressalta que a educação pública, além de trabalhar o ensino-aprendizagem dos alunos, reforça o relacionamento comunitário, amplia a integração família-escola e o vínculo dos estudantes com a cidade onde vivem.

“Niterói guarda muito da riqueza histórica do nosso país, e é importante que a comunidade escolar entenda a importância do local onde vivem. Assim contribuímos para a construção de uma cidade mais equilibrada do ponto de vista social, econômico e político. Temos uma rede muito qualificada, com professores que desempenham projetos importantíssimos como este da professora Ana Paula, que despertou nos alunos o espírito de cidadania e valorização de nosso patrimônio histórico”, afirmou o secretário.

A diretora do Memorial Roberto Silveira, Celedir Caetano, reforça a importância do projeto “O meu lugar: educação e memória de Niterói”. O memorial, que está funcionando somente com eventos virtuais, é um espaço de referência sobre a história e a literatura fluminense na cidade.

“Este projeto da professora Ana Paula é muito interessante para o aluno conhecer o seu bairro, a sua história, sua geografia. Eles aprendem a valorizar a nossa história e o patrimônio da cidade, e vão levar esse aprendizado a diante”, destaca.

A vencedora do prêmio “Educador Nota 10”, Ana Paula Mello, destaca a contribuição do projeto para auxiliar no ensino de geografia. A palestra terá mediação do professor de Geografia da rede, João Tristão, que atua na Assessoria de Desenvolvimento da Educação.

“A educação patrimonial é uma grande aliada no ensino de geografia ao reconhecer a cidade como espaço educativo, por desemparedar os alunos, reconhecer que o ensino vai além da sala de aula, ultrapassa os muros da escola. Quando possibilitamos aos alunos vivenciar esses espaços, contribuímos para o desenvolvimento crítico desses jovens, e também com a sua percepção como agentes transformadores do espaço em que eles vivem”, afirma.

Retorno presencial – Mais duas escolas reabriram as portas no sistema híbrido nesta segunda-feira (14). A UMEI Maria Vitória Ayres Neves, localizada no Centro, e a E. M. Profº Paulo de Almeida Campos, em Icaraí, retornaram depois de passar por adequações, como a demarcação dos espaços para o distanciamento entre os alunos. Atualmente, 22 escolas estão abertas, seguindo protocolos de segurança previstos no Plano de Retomada das Aulas. Os protocolos incluem o distanciamento, uso de álcool em gel, máscaras e medição de temperatura, além de horários reduzidos e revezamento de alunos. Todas as unidades foram sanitizadas. Vale ressaltar que o ensino híbrido não é obrigatório para os alunos, uma vez que o formato remoto continuará sendo oferecido. Em breve mais escolas serão reabertas.