Escolha uma Página

O curso acontece entre maio e dezembro e é destinado à profissionais da rede e membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

 A Secretaria Municipal de Educação de Niterói e a Fundação Municipal de Niterói abriram inscrições, nesta segunda-feira (19), para o 2º Curso de Relações Étnico-Raciais e Currículo. Promovido pelo Núcleo de Educação na Diferença, a formação é destinada aos profissionais da rede e membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

As inscrições para o curso, que acontecerá entre os meses de maio e dezembro deste ano, podem ser realizadas até o dia 2 de maio pelo link https://forms.gle/qF3joraeYysG3QSj8. As aulas ocorrerão às quartas-feiras, às 15 horas. Os participantes receberão certificado de 72 horas de formação continuada.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, afirma que a efetivação das leis 10.639 e 11.645 é uma prioridade da atual gestão da educação em Niterói.

“A valorização da memória, da cultura e da história de resistência das populações afrodescendentes no Brasil é um elemento-chave para a afirmação da igualdade racial no Brasil, assim como a luta pelos direitos dos povos indígenas. A rede municipal de Educação de Niterói abraça integralmente estas lutas”, disse o secretário.

O curso está organizado em três módulos: História dos Africanos no Brasil; História dos Povos Indígenas no Brasil e Educação para as Relações Étnico-Raciais e Currículo. O objetivo é proporcionar mais um espaço formativo de fomento às leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do ensino fundamental até o ensino médio, sejam unidades públicas ou particulares.

“Muito além do cumprimento de um dispositivo legal, essas atividades promovem uma reflexão profunda sobre o fazer pedagógico, colocando em evidência o debate de igualdade e valorização da história africana e dos povos indígenas. Além disso, reforçam a educação como elemento central de uma sociedade igualitária”, enfatiza o Subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional, Thiago Risso.

Coordenadora do curso e do Núcleo de Educação na Diferença, a professora Cristiane Gonçalves de Souza completa que a formação pretende ressaltar a potencialidade e a pluralidade teórica sobre a pesquisa das relações étnico-raciais.

“É uma proposta de formação continuada que busca promover na produção curricular a presença da História dos Afro-brasileiros e dos Povos Indígenas no Brasil. Pretende também apresentar experiências já em curso na rede municipal, realizadas por nossos professores e pedagogos”, conta.

O Núcleo de Educação na Diferença é um eixo da Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional da Secretaria Municipal de Educação. Tem como objetivo desenvolver atividades com foco na produção curricular e na formação continuada de professores nas temáticas de relações étnico-raciais e de gênero, assim como promover o debate acerca da diferença na escola, com ações institucionais, pedagógicas e acadêmicas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support