Profissionais da Secretaria Municipal de Educação vão passar por curso sobre aprendizagem socioemocional em escolas. A formação é uma das iniciativas que integra o Projeto Escola da Paz, do Pacto Niterói Contra Violência, cujo objetivo é contribuir para a diminuição dos impactos de violência e conflitos no ambiente escolar e no desenvolvimento do aluno.

O projeto, desenvolvido pela organização Viração em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), está sendo acompanhado por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos do Núcleo de Assessoria Técnica (NAT) da Secretaria Municipal de Educação. 

Coordenador do NAT, Ronald Quintanilha afirma que a formação dos profissionais será importante para auxiliar o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, para que eles melhorem a capacidade de lidar com suas próprias emoções e atitudes. 

“O objetivo do curso é instrumentalizar o profissional para que eles possam desenvolver, por meio de projetos e de várias ações na escola, essas competências socioemocionais dos alunos. Vamos contribuir para o fortalecimento da convivência social, melhorar o clima escolar, prevenir e enfrentar as práticas de violência, e auxiliar a comunidade escolar a lidar com situações de conflitos”, explicou.

A formação foi dividida em três grupos das 94 unidades da rede municipal. O primeiro grupo formativo, cuja inscrição interna termina nesta sexta-feira (12), inclui todas as escolas de 3º e 4º ciclos, além de 18 unidades selecionadas do 1º e 2º ciclos. Cada escola recebeu o link para inscrever seus profissionais. Como parte do processo de formação, as escolas também responderam a um formulário sobre como é a realidade da unidade e como lidam com questões de violências e conflitos. 

Os demais grupos poderão se inscrever após o mês de março, conforme divulgação da Secretaria Municipal de Educação. Para mais informações, entre em contato com o NAT no e-mail nat.semect@gmail.com.