A Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Niterói se reuniu nesta sexta-feira (5) com os presidentes das instituições mantenedoras das creches comunitárias, conveniadas com o município através do Programa Criança na Creche. O objetivo desse primeiro encontro foi apresentar o Secretário de Educação, Vinícius Wu, e as diretrizes estabelecidas para o ano de 2021.
“Estamos na luta para garantir o retorno seguro dos alunos e dos profissionais da educação e nós temos a grande responsabilidade de minimizar os impactos da pandemia na rede municipal. É preciso desenvolver uma capacidade de acolhimento, reforço e retomada dos vínculos das crianças com as escolas. Certamente é um desafio enorme que todos os educadores e gestores vão enfrentar no país nos próximos anos”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Wu.
A reunião contou ainda com a presença do presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, de João Carlos Schneider, coordenador interno do Programa Criança na Creche, e de Gláucia Leão, Diretora de Educação Infantil. Gláucia ressaltou que o Programa Criança na Creche é desenvolvido em duas vertentes: oferecendo educação pública de qualidade para as classes mais populares e fornecendo todo o suporte para as instituições conveniadas.
“Fazemos reuniões periódicas com diretores, presidentes e pedagogos, dando todo o encaminhamento necessário com relação às questões pedagógicas e estruturais das creches. É um programa de suma importância para a cidade, na medida em que amplia o número de vagas, e assim, garante o acesso de mais crianças na Educação Infantil”, comentou Gláucia.
Durante a reunião, o secretário Vinícius Wu ressaltou a importância do trabalho feito pelas instituições durante toda a pandemia.
“Esse projeto é de uma enorme necessidade e faz com que reforcemos a nossa capacidade de perceber essas relações de complementaridade e parceria, de modo que a gente leve em consideração o papel que vocês cumprem na garantia do direito fundamental da educação na cidade”, afirmou.
VOLTA ÀS AULAS
O calendário para o ano letivo das creches segue o cronograma estabelecido para as escolas da rede municipal, e o início das aulas está previsto para o dia 25 de março. A decisão sobre o formato do retorno das aulas, remoto ou híbrido, vai acontecer após uma análise feita pela Secretaria de Saúde na semana anterior ao retorno.
“Nós aguardamos o direcionamento da secretaria de saúde para ver como vamos conduzir o ano letivo. Teremos a continuidade do envio de atividades lúdicas remotas para as nossas crianças, com o intuito da manutenção e da criação de vínculos com as famílias, como uma forma de nos mantermos presentes até que possamos ter um retorno presencial, dado as especificidades de cada faixa etária", finaliza Gláucia.
Texto: Rafael Tartaglia
Foto: Romulo Cunha