O Secretário de Educação de Niterói,  Vinicius Wu, apresentou nesta sexta-feira, no Solar do Jambeiro, o Plano de Retomada das Aulas para o ano letivo de 2021.  De acordo com o secretário, as medidas anunciadas para garantir o retorno seguem os mais rigorosos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Dentre elas estão a capacitação de profissionais para o uso da nova plataforma digital, impressões de cadernos de apoio para o estudo, limpezas das escolas, entrega de materiais sanitários, distribuição de novos equipamentos tecnológicos além de aumentar o vínculo entre os profissionais da educação, alunos e pais.  O secretário explicou  que, para que haja um retorno, em março, é necessário ouvir os mais diversos segmentos da sociedade. " Nós vamos decidir no momento certo, ouvindo a ciência,  os profissionais de educação e os pais e responsáveis dos alunos. Vamos decidir ainda se adotaremos o ensino híbrido, mas não  podemos esperar até março para nos prepararmos".

O Secretário declarou que está bastante satisfeito, com o trabalho que está sendo feito pela gestão de Niterói. "Estou muito orgulhoso pois conseguimos elaborar um dos planos mais abrangentes. Niterói está  fazendo isso porque tem uma gestão responsável e organizou suas finanças. Por isso, temos condições de contribuir para melhorar a vida dos que mais precisam e garantir um futuro melhor para os nossos jovens e as nossas crianças."

O  secretário ressaltou ainda que é urgente minimizar o impacto da pandemia na rede, principalmente no que se refere aos efeitos da desigualdade social. Estiveram presentes no lançamento do Plano de Retomadas das Aulas  o  Prefeito de Niterói, Axel Grael, o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, o presidente da comissão de Educação da Câmara, vereador Binho Guimarães, e a Vereadora, Walkíria Nichteroy.

Protocolos de Segurança

De acordo com os protocolos de segurança,  as escolas deverão seguir algumas medidas sanitárias para reabertura e retomada das aulas. Tais como: manter o distanciamento social para minimizar o contato entre as pessoas; os horários de entrada e saída deverão ser organizados para evitar a aglomeração na porta das escolas; os ambientes terão que ser higienizados com álcool 70%  e/ou produtos sanitizantes e antissépticos; todas as unidades terão que oferecer Álcool 70% para que alunos e profissionais possam lavar as mãos, entre outras medidas. Além disso, as escolas devem instruir e direcionar os alunos sobre as medidas sanitárias com o intuito de garantir a segurança e bem estar de todos.

Texto: Mayara Costa

Imagem: Ascom/PMN