O novo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Vinicius Wu, apresentou nesta última segunda feira(4), no auditório da Fundação Municipal de Educação, o plano de metas para Rede Municipal de Educação em 2021. Devido à pandemia, o encontro foi realizado de acordo com os protocolos de segurança com o uso de máscaras, número reduzido de pessoas e distanciamento social. A reunião também contou com transmissão online.

Doutorando e Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio, Vinicius Wu é graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2006 na Gestão e Administração Pública, ele é o idealizador do Gabinete Digital, projeto premiado no Brasil e no exterior. Já exerceu diversos cargos nos ministérios da Justiça, da Cultura e no governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Entre as principais medidas anunciadas pelo novo secretário estão a consolidação de uma plano de retomada das aulas, a criação de um Fórum Permanente de Educação, a formação de uma comissão para viabilizar a implementação da Lei 10.639 nas escolas e a implantação de um escritório de projetos para serem desenvolvidos em parceria com instituições do Brasil e do exterior. Vinicius Wu ressaltou da necessidade de diálogo para construção de um pacto para melhorar dos índices da Educação de Niterói. “O município reúne as condições para se tornar uma referência nacional. Sabemos dos efeitos da disparidade social provocados pela pandemia e por isso vamos reunir governo, escolas e as famílias. Queremos debater temas relevantes como a reposição dos conteúdos e a evasão escolar.”

O Presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, falou sobre o trabalho que será feito em conjunto entre a secretaria e a FME. “Estou muito animado com a chegada do secretário Vinicius Wu. O ano de 2021 vai exigir de todos nós um grande esforço para reorganizar o calendário escolar e a retomada do ano letivo. A parceria e o diálogo serão fundamentais nesse processo.”

Também estiveram presentes a subsecretária de Educação, Patrícia Gomes; o subsecretário de Gestão Escolar, Bruno Ribeiro, o subsecretário de Relações Institucionais, Thiago Risso, e a chefe de gabinete da secretaria, Lívia Ornellas.

Texto e foto: César Medeiros