Cerca de 30 mil alunos de 93 escolas da rede municipal de Niterói voltam às aulas nesta quinta-feira, 6. Para garantir a segurança dos alunos, a prefeitura de Niterói estará retomando os programas Travessia Segura e Ronda Escolar.

Guardas municipais estarão visitando as escolas diariamente, enquanto agentes da Niterói Trânsito e Transporte (NitTrans) vão estar nos locais de maior movimento para orientar estudantes e motoristas.

Também será realizada uma campanha de prevenção contra acidentes de trânsito com a distribuição de cartilhas em frente às unidades. A iniciativa é uma parceria da Fundação Municipal de Educação (FME), através do Departamento de Projetos Especiais e do Núcleo de Ações Integradas, com a Marinha, Guarda Municipal e  NitTrans.

Entre os principais projetos a serem desenvolvidos este ano, na rede municipal, estão o 5º Salão da Leitura de Niterói, a implementação de bibliotecas escolares, a transformação de laboratórios em ambientes digitais de aprendizagem, a conclusão do processo de climatização das unidades e a discussão do novo currículo.

A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, ressalta o momento de debater e propor ações que enfrentem os desafios existentes. “Iniciamos 2020 com Fórum de Diretores. Estamos aqui para intensificar o diálogo e fazer o melhor para que a rede cresça e se qualifique cada vez mais.”

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou o projeto de expansão da rede municipal. “Este ano teremos duas novas UMEIS: Vale Feliz e Capim Melado. A nossa prioridade é aumentar o número de vagas e oferecer uma educação pública de qualidade para os nossos alunos.”

De acordo com a Semect e a FME o período de recesso do ano letivo de 2020 será entre os dias 16 até 31 de julho. Já o encerramento vai acontecer no dia 17 de dezembro.

A rede municipal de educação de Niterói conta com 93 unidades educacionais, sendo 43 de Educação Infantil (Umei) e 50 de Ensino Fundamental.

                                                                                                                       

Texto: Romulo Cunha