A professora Camilla Ferreira recebeu, no último dia 27 de novembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Prêmio Shell de Educação Científica 2019 pelo terceiro lugar na categoria Fundamental II.

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), ela está na rede desde 2011 e é professora de Ciências Biológicas da Escola Municipal Levi Carneiro, localizada no Sapê, onde desenvolve o projeto Clube de Ciências.

Criadora e responsável pelo Clube de Ciências que funciona na unidade, Camilla ganhou também uma viagem a Londres onde terá a oportunidade de visitar museus, centros de pesquisas além de acesso ao material de estudos do biólogo Charles Darwin. Ela também recebeu R$ 3.000,00 para ajudar com o seu projeto.

Já a Escola Municipal Levi Carneiro ganhou um kit multimídia composto por um computador, um projetor e uma caixa de som, além de uma placa de reconhecimento pelo trabalho realizado.

Segundo a professora, além do aprendizado, a viagem será uma espécie de imersão, de uma formação em Ciências Biológicas.

"As coisas boas precisam ser multiplicadas e o meu sonho é que cada escola tenha um clube de alguma área do conhecimento. Os nossos alunos possuem diversas habilidades e, ao integrá-los nesses projetos, estamos contribuindo na luta por uma educação melhor e de qualidade" – conta a professora.

O Clube de Ciências foi criado em 2014, quando Camilla começou a perceber o interesse de quatro alunos pela disciplina. Um deles, a aluna Mariana Queiroz, hoje é coorientadora do projeto e planeja fazer licenciatura em Ciências Biológicas.

"Decidi que quero seguir a carreira de professora depois que passei pela experiência de ser monitora das crianças. É uma oportunidade de ajudar a quem me ajudou e a minha realização é um dia ter o meu próprio Clube de Ciências" – disse Mariana.

Para a aluna Bruna da Conceição da turma 8b, participar do grupo fez com que ela aprendesse a trabalhar em equipe. Já o aluno Marlon de Queiroz da turma 9a, afirma que a experiência adquirida no projeto o levou a ajudar a família na elaboração de um cardápio mais saudável.

O Clube de Ciências da Escola Municipal Levir Carneiro conta com 10 alunos do 8º e do 9º ano e também da Aceleração 4. O objetivo do projeto é desafiar os alunos a apresentarem trabalhos em feiras e formar indivíduos críticos a partir da realização de experimentos científicos.

Eles desenvolvem diversos projetos como o aproveitamento da merenda escolar como ração de cachorro, um extrato de plantas que evita fungos no pão e o reaproveitamento de água de ar-condicionado, dentre outros.

Texto: Romulo Cunha

Fotos: João Pedro de Carvalho