Alunos de 31 escolas da rede municipal de Niterói participaram na tarde da última sexta-feira, 07, no Auditório da Fundação Oscar Niemeyer, no Caminho Niemeyer, da cerimônia de entrega do V Prêmio Robótica Educacional de 2019.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Superintendência de Ensino e a Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O programa conta com o apoio da  AsimUFF  de robótica do Programa de Educação Tutorial (PET-MEC), do curso de Engenharia Mecânica da UFF.

Durante a cerimônia foram homenageadas a E.M João Brasil (Morro do Castro) por terem sido finalistas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a E.M Francisco Portugal Neves (Piratininga) por ter sido a primeira escola a participar na modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA).

Para a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, é fundamental que nossos alunos desenvolvam competências na área de robótica: “É um trabalho de grande importância do ponto de vista educacional pois contribui para o desenvolvimento integral dos nossos alunos..”.

O Presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou a importância de trabalhar com tecnologia dentro da sala de aula: “As novas tecnologias e a robótica são ferramentas que auxiliam no aprendizado dos nossos alunos e contribuem para que estejam inseridos na sociedade e no mercado de trabalho.”

O concurso foi dividido em duas categorias "Fundamental 1" e "Fundamental 2"e as escolas vencedoras foram: E.M Vera Lúcia Machado (Badu), E.M Professor Dário de Souza Castello (Itaipú), E.M Felisberto de Carvalho (Pendotiba), E.M Demenciano Antônio de Moura (Fonseca) E.M Altivo Cesar (Barreto), E.M Honorina de Carvalho (Pendotiba), E.M Rachide da Glória Salim Sacker (Santa Bárbara).

Texto e Fotos: Aryana Araújo