A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME), promoveu a VII Mostra de Projetos Educacionais Instituintes.

O evento, promovido pela Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP), reuniu trabalhos desenvolvidos por alunos e professores na Educação Infantil e Ensino Fundamental em 64 unidades da rede municipal.

A abertura aconteceu na manhã da última quarta-feira, 27, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL) com apresentações da UMEI Jacy Pacheco com a dança Carimbó, e da Escola Municipal Levi Carneiro trazendo a poesia SLAM. A programação terá continuidade com

A programação contou ainda com uma mesa formada pelas professora Elisabeth Macedo, do PROPED/ UERJ, Janet Miller, da Universidade de Colúmbia (EUA) e Lucíola Licínio da UFMG.  Também foi realizada uma homenagem à Profª Célia Linhares por sua contribuição à Educação.

Para a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, os projetos instituístes  são importante na formação do aluno e consagram a autonomia da escola. "A rede de Niterói oferece essa independência aos profissionais, buscando identidade e cultura local. Somos contrários aos movimentos de centralização curricular."

O Presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou a importância da arte e a cultura no desenvolvimento das crianças. "Projetos como este nos desafiam a investir nos nossos profissionais para que os professores possam estimular a criatividade dos nossos alunos. "

A apresentação dos trabalhos inscritos na VII Mostra de Projetos Educacionais  Instituintes, foi realizada no espaço Oswaldo Salles durante dois dias, quinta feira, 28, e na sexta feira, 29. Confira os trabalhos apresentados.

Segue a programação: VII Mostra do PEI 2019- Programação(1)

Texto: ASCOM

Foto: João Pedro de Carvalho, Eires Silveira e Cristiane Ferreira