A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), através da Coordenação de Promoção da Leitura, realizaram na última quarta-feira (13), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a final do 19º Concurso de Incentivo à Leitura – Poesia. O tema deste ano foi “Mario Quintana: eles passarão…eu passarinho!”.

A iniciativa teve como objetivo incentivar a formação de leitores-autores da rede municipal de educação e contribuir para a democratização do acesso à leitura. O concurso, realizado em três etapas, foi dividido em sete categorias: Educação Infantil, 1º, 2º, 3º e 4º Ciclos, EJA e Profissionais da Educação. A escolha dos vencedores veio através dos votos da Primeira Dama de Niterói, Fernanda Sixel, dos professores Jordão Pablo de Pão, Fernanda Macieira Bortone e Márcia Pessanha e do ator Jean Cãndido Brasileiro.

O Balé do Corpo Criativo e os alunos da E.M Sítio do Ipê abriram o evento. Além dessas apresentações, o evento contou com uma demonstração de poesia do grupo Slam Levi da E.M Levi Carneiro, uma exibição de balé com a Cia de Ballet de Niterói e um dueto da canção “Força Estranha” com Lili Balonecker e Jessé Magalhães, professores artistas da rede.

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro destacou que a arte e a poesia são caminhos para uma educação pública de qualidade. “A arte é o território da inovação, da liberdade. É preciso potencializar esses movimentos, pois eles favorecem a sensibilidade e a fraternidade.”.

O Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, elogiou o trabalho realizado no festival “O 19º Concurso de Poesia, que teve como referência Mario Quintana, foi um momento extraordinário de vivências. Foi um espetáculo produzido pelos nossos alunos e profissionais.”.

As escolas vencedoras do Concurso de Poesia deste ano foram: UMEI Professor Nilo Neves (Boa Vista), E.M Santos Dumont (Bairro de Fátima), UMEI Jacy Pacheco (Barreto), E.M João Brazil (Engenhoca), E.M Dr. Alberto Francisco Torres (Centro) e E.M Tiradentes (Tenente Jardim).

Texto: Romulo Cunha

Fotos: João Pedro de Carvalho