Novembro é um mês de festas em Niterói devido às comemorações do aniversário da cidade. Este ano o município estará completando 446 anos no próximo dia 22.
Além da extensa programação divulgada pela prefeitura, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), também estarão promovendo uma série de eventos com o objetivo de mobilizar alunos da rede municipal.
A programação teve início na última terça feira, 5, no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, com o lançamento do programa Poupança Escola. A cerimônia contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves, da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, e do presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro.  A iniciativa prevê o pagamento de um auxílio anual de até 1,2 mil a estudantes da rede pública municipal que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. 
A programação teve continuidade no dia seguinte com a entrega dos prêmios aos vencedores da III Maratona de Matemática e a I Maratona de  Língua Portuguesa, também no Teatro Popular. No mesmo local, também foi realizada uma Mostra de Talentos, onde estudantes de várias unidades da rede participaram de apresentações musicais, poesia, esquetes, canto e dança. 
Nesta quinta-feira, 7, acontece a II Mostra de Curtas de Animação promovida pela Assessoria de Mídias e Novas Tecnologias, no Espaço Reserva Cultural na Cantareira. O evento faz parte do Projeto Animando na Escola que tem o objetivo de divulgar filmes produzidos por alunos e professores.
Já no dia 13, às 18 horas, o Teatro Popular abrirá as suas portas para receber a finalíssima do 19º Concurso de Incentivo à Leitura – Poesia. Promovido pela Coordenação de Promoção da Leitura, o evento este ano homenageia o poeta Mario Quintana. O concurso, que conta com a participação de alunos e professores, tem por objetivo incentivar a formação de leitores-autores nas escolas municipais. 
A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, é importante envolver os alunos em projetos fora da escola.  “É sempre um motivo de celebração descobrirmos diversos talentos nas nossas escolas. Vamos aproveitar esse incentivo e aumentar o número de alunos participantes no próximo ano.” declara.
Para o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o empenho da atual gestão na qualificação dos profissionais da Rede é fundamental para estimular também aos alunos a participarem de diversos projetos. 
 “Acreditamos que a eficiência do nosso projeto se deve à qualidade e à dedicação dos nossos profissionais. O objetivo é proporcionar a mais adequada qualidade de ensino para os nossos alunos”, afirma.

Texto: Assessoria de Comunicação