Niterói realizou nesta sexta-feira,18, a abertura da VI Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável".

O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que é comemorada em todo o Brasil. A semana foi  instituída por um decreto presidencial no dia 9 de junho de 2004 e tem como objetivo de integrar a ciência e a tecnologia como instrumento de transformação social.

No sábado, 19, o evento teve continuidade com as exibições de trabalhos desenvolvidos pelas escolas sediadas na cidade, além de institutos de pesquisa e tecnologia com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH) e o SENAI.

A secretária de Educação, Flávia Monteiro, afirmou que a Feira de Ciências tem como objetivo discutir a ciência na cidade, "Discutir ciência é uma pauta urgente pois ela nos auxilia na inclusão social e na construção de um mundo mais sustentável. Espero que a gente consiga proporcionar o espírito científico às crianças, e quem sabe, formar novos cientistas.."

O presidente da Fundação Municipal de Educação, reafirmou a importância da feira para as escolas da rede municipal. " iniciativas como essa fazem parte de uma política educacional mais ampla e que tem como o objetivo oferecer as crianças da cidade de Niterói uma educação de qualidade".

Texto: Rafaela Moura

Fotos: João Pedro de Carvalho