Escolha uma Página

Educadores e profissionais da Rede Pública de Niterói participaram nesta sexta-feira, 30, na Casa do Conhecimento, no Caminho Niemayer, o II Seminário Anual de Avaliação do Programa Transdisciplinar de Educação Integral e Fortalecimento de Políticas Públicas.

O evento é uma das ações desenvolvidas pelo Programa de Extensão Tear UFF Educação, que é um termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, e este ano teve como objetivo propor um debate sobre os desafios do atual cenário da educação brasileira, identificando as principais demandas das unidades municipais no ano de 2018.

A solenidade de abertura contou com uma mesa de apresentação do seminário e teve a presença da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o representante da Pró-Reitoria da UFF, Paulo Iskifini, a vice diretora do Instituto de Saúde Coletiva, Regina Flansino, e a coordenadora do Programa Tear UFF, Patrícia Camacho, que abordaram as questões que englobam o seminário e a sua contribuição para ações voltadas para o ensino público.

Na ocasião, a Secretária de Educação, Flávia Monteiro, ressaltou a importância da discussão das políticas públicas que implicam na educação de Niterói.

“Integrar Universidade, poder público e rede municipal é fundamental para a construção de políticas instituintes que possam contribuir nas práticas educacionais da cidade. O seminário é de suma importância à medida em que abre um espaço de diálogo entre os profissionais com o foco no desenvolvimento de novas estratégias para a Educação pública.”, destacou Flávia.

Dando continuidade ao evento, foram realizados debates e mesas redondas que abordaram os temas: A programação contou com debates e mesas redondas que abordaram os temas: “Vivenciando redes colaborativas em espaços públicos de educação: reflexões e desafios nas trilhas da esperança”, “Educação e preparação para aposentadoria”, “Saúde do trabalhador da Rede Municipal de Educação”, “Rede de saúde mental de Niterói: Construindo uma rede de cuidados na atenção psicossocial” e “Produção de práticas ambientais sustentáveis e ambiente alimentar saudável na escola”.

 O Subsecretário de Projetos Especiais, Professor José Henrique Antunes mediou os debates e destacou que a parceria com o programa Tear UFF é fundamental para a rede.

“Precisamos fortalecer ainda mais as nossas ações pedagógicas e essa parceria é importante para consolidar os nossos trabalhos, além de qualificar a educação para a sociedade.”, declarou José Henrique.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support