Cerca de 70 escolas municipais de Niterói, voltadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental, estão participando da VI Mostra de Projetos Educacionais Instituintes.

Promovido pela Assessoria Especial de Articulação Pedagógica (AEAP), a edição de 2018 será dividida em dois dias e tem como objetivo a apresentação de trabalhos culturais, artísticos e literários realizados ao longo do ano nas unidades e que representam o cotidiano escolar.

A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, e teve continuidade à tarde no auditório Amaury Pereira Muniz, na sede da FME.

Durante o dia foram propostas atividades de aprendizagem e troca de experiências através de apresentações culturais, comunicações orais, musical, audiovisual e teatral, além da exposição de trabalhos e pôsteres, feitos por alunos e profissionais das unidades escolares.

Foi realizado também, no miniauditório do Espaço Oswaldo Salles, uma roda de conversa sobre o tema “Projetos Instituintes: Inserções na produção de novos sentidos para o currículo”.

Para a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, a participação das escolas no projeto é importante para a formação dos alunos.

“A proposta de apresentações de trabalhos culturais das escolas é uma bela iniciativa no desenvolvimento de perspectivas de vida para as nossas crianças. Aprender através da arte e da cultura é fundamental para que, no futuro, possamos formar grandes cidadãos”, declarou Flávia.

De acordo com o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, os trabalhos realizados pelos setores da Educação de Niterói contribuem para a aplicação de um bom ensino na rede.

“A realização de eventos como este tem o objetivo de dar destaque às ações dos profissionais no dia a dia escolar. Ampliar o conhecimento cultural dos alunos auxilia no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade”, destacou Bruno.

A VI Mostra de Projetos Instituintes terá continuidade nesta quarta-feira, 28, às 9h, no auditório Darcy Ribeiro e contará com mais apresentações e exposições culturais das escolas da rede.

Texto: Larissa Lisboa

Fotos: Alan Jorge Dornelas, Luana Zeni e João Pedro de Carvalho.