Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Niterói e municípios vizinhos do Leste Fluminense participaram nesta quinta-feira, 08, no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, do 3 encontro de monitoramento do programa.

Promovido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação Municipal de Educação, o evento teve como objetivo propor reflexões sobre as questões de segurança alimentar que são inseridas nas unidades escolares, além de desenvolver novas práticas de Alimentação saudável nas escolas a partir da troca de experiências entre os participantes.

Para a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, é de suma importância trabalhar a alimentação saudável nas escolas.

“Uma das principais questões que preocupam a saúde mundial é a obesidade infantil. Devemos inserir diariamente uma alimentação mais saudável nas unidades e reeducar as nossas crianças como medida de cuidado e prevenção de doenças”, destacou Flávia.

A solenidade de abertura contou com uma homenagem aos conselheiros do CAE Niterói, além da apresentação do “Resumo dos Avanços e Desafios da Alimentação Escolar do Município de Niterói”, ministrado pela diretora do Departamento de Alimentação Escolar da FME, Ivone Albertino.

Durante a programação, no período da manhã, foram realizadas palestras que abordaram assuntos como “A Garantia da Alimentação Especial na Alimentação Escolar”, ministrado pela nutricionista da FME, Ana Cristina Cordeiro; “Participação da Universidade nas Políticas Públicas: A Experiência do GEPASE/UFF no âmbito do PNAE”, apresentado pela professora da Faculdade de Nutrição da UFF, Patrícia Camacho; e “Ambiente Alimentar Escolar”, tema proposto pela nutricionista do FNDE/CECANE, Alessandra Pereira.

Dando continuidade ao evento à tarde, a temática discutida foi “A Importância do Controle Social na Prestação de Contas do PNAE”, ministrado pela Auditora Federal de Finanças (AFC), Carla Arêde, além da abertura de um espaço para o diálogo entre os membros do CAE’s com o intuito de compartilhar experiências.

Na ocasião o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou a importância da fiscalização do trabalho desenvolvido pelo CAE.

“Nós, gestores, devemos acompanhar as ações desenvolvidas pelos nossos setores para que possamos aprimorar o nosso trabalho. A nossa meta é oferecer, além de um ensino público de qualidade, uma vivência alimentar saudável para os nossos alunos, para que eles se tornem gradativamente em cidadãos conscientes”, declarou Bruno.

De acordo com o Subsecretário de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes, o encontro é uma iniciativa positiva para qualificar o trabalho desenvolvido na cidade.

“A Prefeitura de Niterói vem mantendo, ao longo dos anos, a trajetória de implementação da alimentação saudável que atenda os anseios da comunidade escolar. É fundamental abrir um espaço para debater questões como a saúde alimentar para que possamos aperfeiçoar, diariamente, as ações que realizamos na rede”, declarou Henrique.

O 3º encontro dos Conselhos de Alimentação Escolar contou com a presença de 11 municípios do Leste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, entre eles: Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: João Pedro de Carvalho.