A manhã desta quarta-feira, 7, foi bastante animada para os alunos da Escola Municipal Paulo Freire, localizada no Fonseca. A unidade recebeu os ex-jogadores do Vasco e Botafogo, Brener Antunes e Bruno Costa, para um bate papo com os estudantes. A iniciativa desenvolvida pelos professores, Alex Souza e Kelly Serejo, teve como objetivo propor uma roda de conversa com a temática "Esporte e Educação"; para inspirar os jovens através das experiências vividas pelos atletas, destacando a influência da escola na carreira profissional.

O zagueiro Bruno Costa ressaltou a relevância de projetos que auxiliam na inclusão social de adolescentes. "É muito importante implementar nas escolas debates que envolvam áreas de apoio à educação, como o esporte. Dessa forma, podemos contribuir na formação dos alunos, mas também na construção de diferentes profissões.",enfatizou Bruno.

Para o ex-atacante Brener Antunes a escola foi teve papel fundamental para o seu crescimento como jogador de futebol. "Fui convidado para fazer um teste em uma escolinha de futebol após ter me destacado em uma edição dos jogos escolares de São Gonçalo, mas além do campo a escola me ensinou a ter profundo respeito por professores, treinadores e colegas de profissão.", frisou Brener.

Segundo o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o esporte ajuda a ampliar o respeito entre os alunos e o aprendizado além da sala de aula. "Através esporte nossos estudantes podem se conhecer melhor, além de melhorar o convívio com os colegas de classe. A prática do conhecimento mútuo desperta uma nova visão de mundo." declarou Ribeiro.

Bruno Costa começou sua carreira no Tigres do Brasil, atuou pelo Botafogo, Fortaleza, Remo e teve seu maior destaque pelo Boavista, quando enfrentou na final da Taça Guanabara de 2011, o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. Na ultima temporada, jogou pela equipe do Olaria. Já Brener Antunes foi revelado pelo Vasco da Gama, atuou pelo clube vascaíno entre 1995 e 1998, sendo campeão brasileiro em 1997 e da Libertadores da América em 1998 e também teve passagens por Uralan Elista- RUS, Treze, Inter de Limeira, Avaí, entre outros.

Texto e fotos: Alan Jorge Sobrinho Dornelas