Escolha uma Página

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação realizaram nesta quarta-feira, 24, no auditório Darcy Ribeiro, localizado no Centro, o I Fórum Municipal de Arte na Educação de Niterói.

Com a temática “A arte sendo discutida e praticada em sala de aula”, o evento teve como objetivo propor a reflexão sobre a importância da prática artística e cultural na formação dos alunos da rede municipal.

Na ocasião, a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, destacou a representatividade da arte na formação do cidadão.

“A arte é um dos principais caminhos que auxiliam no desenvolvimento de um pensamento crítico. Esse é o momento de compartilhar as produções dos nossos alunos e professores no campo artístico, que ajudam na formação de um cotidiano mais brilhante, além de abrir novos horizontes para as crianças”, declarou Flávia.

De acordo com o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o desenvolvimento de atividades como o Fórum de Artes é de suma importância para a capacitação no âmbito escolar.

“Precisamos de eventos como esse para debater questões relacionadas às nossas escolas. Além de capacitar os nossos alunos e professores, estamos também inserindo a arte na vida das nossas crianças, auxiliando na formação cultural que implica diretamente na qualificação do ensino público de Niterói”, destacou Bruno.

Para o Coordenador de Artes da Rede Municipal, Eires Silveira, o evento reflete sobre a importância da arte no cotidiano.

“O fórum tem o objetivo de apresentar os trabalhos realizados pelos professores e alunos que também são artistas e contextualizam suas obras de acordo com as suas vivências diárias, destacando o valor da arte para a história da sociedade”, declarou Eires.

Durante o dia a programação contou com apresentações em vídeo, musicais, intervenções artísticas, teatrais e poéticas, oficinas, exposições de trabalhos e relatos de experiências dos participantes.

O evento contou ainda com uma palestra ministrada pela professora da UERJ, Isabela Frade, que abordou a temática “Políticas Públicas para o Ensino de Arte, a BNCC e o Novo Cenário Nacional”. Foram realizadas também de duas mesas de debates sobre os temas “A importância da Cultura Popular e das Múltiplas Linguagens Artísticas na Educação Básica”, ministrada pela professora da UERJ, Valéria Leite, e do professor da UFF, Wallace de Deus,  e “O Trabalho da Arte-Educação nos Espaços Culturais Integrados às Escolas”, apresentada pelas educadoras do MAC, Márcia Campos e do Museu Janete Costa, Sueli Mendonça.

 

 

Texto: Larissa Lisboa e Alan Jorge Dornelas.

Fotos: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support