A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação de Niterói, por intermédio do Memorial Roberto Silveira, em parceria com o Museu de Arqueologia de Itaipu, convidam para a palestra: “Museu de Arqueologia  de Itaipu – História, Acervo e Preservação”, ministrada pela historiadora Bárbara Primo e pela museóloga Mirela de Araújo, que ocorrerá no próximo dia 23 de outubro, ás 15 horas.

Cercado por uma paisagem incrível, o Museu de Arqueologia de Itaipu, localizado em Niterói, está situado nas ruínas do Recolhimento de Mulheres de Santa Teresa, construído em meados do século XVIII, instituição fundada em 1764, pelos padres Manuel Francisco da Costa e Manuel da Rocha, com intuito de amparar as mulheres que desejavam seguir vida religiosa, como viúvas, mulheres de “vida fácil” e as que haviam engravidado ou que haviam mantido romance fora do casamento.

Seu acervo é composto  por artefatos de povos indígenas , possuindo uma grande base doada por Hildo de Mello Ribeiro, arqueólogo amador , como: machados, peças de cerâmicas, pontas de ossos, polidores e ossadas.

O Memorial Roberto Silveira fica localizado na Rua Jornalista Coelho Neto, S/N – Centro – Niterói ( Atrás do Terminal Rodoviário João Goulart ). A entrada é franca com direito a certificado.