Professores da rede participaram nesta quarta-feira, 03, no auditório Darcy Ribeiro, no Espaço Oswaldo Salles, do início da III Jornada de Alfabetização.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e pela Fundação Municipal de Educação, através da Diretoria de 1º e 2º ciclos, a proposta do evento é promover a discussão acerca das experiências cotidianas que englobam a leitura e a escrita voltada para as áreas da Língua Portuguesa e Matemática. Além de ampliar o diálogo de conhecimento e aprendizagem pedagógica entre os ensinos aplicados nos grupos de 1º,2º,3º e 4º ciclos, na Educação Infantil, no Reforço Escolar, nas turmas de Aceleração e EJA.

A solenidade de abertura contou com uma apresentação cultural das alunas da UMEI Denise Cardos, Linda Guimarães e Dandara de Miranda, que contaram histórias para o público. As crianças foram vencedoras do concurso da rede “Encantadores de História”, que tem como objetivo incentivar a leitura de livros infantis.

Dando continuidade ao evento, foi realizado pela manhã uma mesa redonda mediada pela professora da rede, Anne Almeida, que abordou a temática “Experiências cotidianas de alfabetização e letramento: aprofundando debates”, reunindo professores que, através das suas experiências, contribuíram para as práticas de aprendizagem no âmbito da alfabetização. Entre os participantes, estiveram presentes a Prof. Dra. da UFRJ, Elaine Constant; a Prof. Dra. da UERJ, Márcia Lisboa; a Prof. Mª. da UMEI Rosalinda de Araújo, Andrea Gonçalves, a Prof. da E.M. Ayrton Senna, Neidemar Espíndola; e a Prof. da E.M. João Brazil, Maria Julião.

O evento contou também com a exposição de trabalhos e a troca de experiências dos professores das unidades escolares da rede.

Seguindo a programação no período da tarde, a mesa de debate , mediada pela professora da FME, Cristiane Custódio, propôs uma reflexão sobre o tema “Experiências cotidianas de alfabetização matemática: aprofundando debates”. Os professores palestrantes foram: a Prof. Dra. da UFF, Maria Cecília Fantinato; a Prof. da E.M. Julia Cortines, Luciene Moraes; a Prof. da E.M. Helena Antipoff, Marcello Peres; a Prof. da E.M. Mestra Fininha, Mylene Cassimiro; e a Prof. da E.M. Adelino Magalhães, Eliane Siqueira.

Na ocasião, a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, destacou a importância da jornada para a capacitação dos docentes e a formação dos alunos.
“Sabemos que a alfabetização é uma área de suma importância para a Educação. Esse evento irá contribuir na consolidação da formação do professores da rede que atuam nesse campo, através do diálogo, da troca de saberes, ações e experiências voltadas para as práticas pedagógicas que auxiliam na alfabetização das nossas crianças”, declarou Flávia.

O encerramento da III Jornada de Alfabetização acontecerá nesta quinta-feira, 04, na Universidade Estácio de Sá, localizada na Rua da Conceição, 131, centro. E contará com uma programação durante todo o dia voltada para sessões de comunicação oral.

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Alan Jorge Dornelas.