A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação de Niterói abriram nesta quarta-feira, 26, no Clube Português, localizado no Ingá, o II Seminário de Educação Infantil”.

Promovido pela Subsecretaria de Educação, a Superintendência de Desenvolvimento de Ensino e a Diretoria de Educação Infantil, a temática: “Infâncias, Artes e Imaginação tem como objetivo provocar reflexões sobre a construção do Currículo na Educação Infantil. Compartilhando práticas e saberes que são aplicadas em cada instituição de Educação Infantil da Rede.

A Solenidade de abertura contou com o lançamento dos Anais do I Seminário , uma apresentação cultural realizada pelo Projeto Aprendiz, divulgação de livros produzidos pelos profissionais da Rede de Niterói. Além da palestra da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lúcia Fidalgo. Durante o dia, a programação ofereceu oficinas de artes e cultura em diferentes equipamentos da cidade, que tiveram a presença da escritora Roseana Murray, do cineasta Filipe Gonçalves do Macacu Cine, o maestro Marcio Selles, entre outros convidados.

A Secretária Municipal de Educação, Flávia Monteiro destacou o papel do Seminário como auxílio no exercício das atividades dos docentes na Educação Infantil. “ O nosso objetivo é abrir um espaço de diálogo acerca das práticas pedagógicas aplicadas nas unidades escolares da rede. Através da vivência com a arte e a cultura, ajudam a abrir os horizontes das nossas crianças, as transformando em cidadãos de bem, o que contribui para termos uma educação de qualidade no município”, disse Flávia

Para o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o Seminário é fundamental para os profissionais de educação “Investir na formação continuada dos nossos professores é muito importante, pois através das trocas de experiências e aprendizados contribuímos para o aperfeiçoamento do nosso trabalho realizado na Educação Infantil.”, declarou Bruno.

O evento terá continuidade nesta quinta-feira, 27, onde acontecerão as Sessões de Comunicação Oral “ Compartilhando Práticas e Tecendo Saberes”, na Universidade Estácio de Sá, que contará com os relatos de experiências vivenciadas com as crianças das Unidades Municipais de Educação Infantil, Escolas Municipais com grupos de Educação Infantil e Creches Comunitárias vinculadas ao Programa Criança na Creche.

O encerramento do Seminário acontecerá na sexta-feira, 28, no Teatro Popular de Niterói, contará com o sarau “Do que sou e do que sei” mediado pela Poetisa, pedagoga e professora Liliane Balonecker.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME