Escolha uma Página

Em função da campanha mundial do Setembro Amarelo, profissionais da rede municipal de Educação participaram nesta segunda-feira, 24, no auditório Amaury Pereira Muniz, na sede da FME, do “Seminário pela Vida”.

A campanha, aderida pelo Brasil em 2015, tem como objetivo o auxílio às pessoas com problemas emocionais, como por exemplo a depressão, o tratamento da doença e a prevenção do suicídio.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e pela Fundação Municipal de Educação, através da Coordenação das Bibliotecas Populares Municipais, o Núcleo de Ações Integradas (NAI), o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) e o Núcleo de Cinema (NUCINI), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e o Centro de Valorização da Vida (CVV), o evento teve como proposta abrir um espaço para o diálogo acerca do assunto tratado com o intuito de informar e alertar os participantes sobre os riscos da saúde e bem-estar emocional.

Durante o evento, ministrado pelas coordenadoras das Bibliotecas Populares Municipais, Ana Duque e Maria Lúcia Gonçalves, foram realizadas palestras com as temáticas: “Uma questão de saúde pública: o suicídio no mundo, no Brasil e em Niterói”, “A saúde de trabalhadores da Educação: Um olhar sobre a subjetividade” e “Musicoterapia: a música como ponte para a reestruturação do sujeito”.

A programação contou também com a apresentação dos trabalhos de prevenção ao suicídio e apoio emocional, realizados pelos voluntários do CVV e pelo grupo “Neuróticos Anônimos”. 

Encerrando o evento foi exibido o filme “Do meu lado”, de Tarcísio Lara Puiati, como forma de sensibilização. Além da composição de uma roda de conversa abordando assuntos como o afeto, relações, laços e solidão.

 

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Alan Jorge Dornelas e Aryana Araújo

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support