Niterói lançou nesta terça-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito no auditório da Policia Rodoviária Federal, na Ilha da Conceição.

Prevista na Lei 9503, o Código de Trânsito Brasileiro,  a semana tem como objetivo conscientizar a sociedade a importância de se respeitar às leis de trânsito, o direito de ir e vir dos cidadãos e a valorização da vida.

A abertura contou com a presença da banda ‘’Brazilian Piper’’,sob a regência do maestro J. Paulo, a apresentação de um monólogo pelo produtor e ator André Valim.

O tema da campanha deste ano é ‘’Nós Somos o Trânsito’’, e até o próximo dia 25 serão realizadas diversas atividades como passeios de bicicleta e moto, visitas guiadas, palestras, rodas de conversas e apresentações culturais.

A programação foi elaborada pela Prefeitura de Niterói e conta com apoio das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia; da FME; Idoso; Meio Ambiente: Cultura: Corpo de Bombeiros; Concessionária Ecoponte e a  Niterói Trânsito e Transporte (NITTRANS).

De acordo com o subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Professor José Henrique Antunes, as escolas do município estarão participando de diversos eventos. “Acho fundamental debatermos com os nossos alunos o trânsito tanto do ponto de vista do pedestre quanto do condutor. Todas as ações desenvolvidas têm por objetivo um trânsito mais seguro na nossa cidade”, apontou Henrique.

No último sábado, 15, os alunos participaram do  evento ‘’Dia Mundial de Limpeza’’ nas praias com o intuito de conscientizar sobre a necessidade da coleta seletiva de lixo. Já na segunda-feira, 17, alunos da Escola Municipal Portugal Neves (Piratininga) visitaram o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

A programação está disponível no site www.educacaoniterói.com.br

Texto: João Pedro de Carvalho.

Fotos: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME.