Merendeiros e diretores das unidades escolares municipais participaram nesta terça-feira, 21, no auditório Amaury Pereira Muniz, na sede da FME, do lançamento do programa Alimentação Consciente Brasil (ACB) na rede.

A iniciativa, pactuada em dezembro de 2017, é uma parceria da prefeitura de Niterói com o projeto ACB e visa trabalhar a alimentação saudável nas escolas, adicionando ao cardápio receitas que usam produtos de origem vegetal, substituindo uma parcela dos derivados da carne animal. O objetivo é auxiliar no combate às doenças crônicas e a obesidade infantil.

De acordo com a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, é necessário trabalhar a Educação Alimentar nas escolas. “Devemos mudar os hábitos alimentares desde a infância. O objetivo dessa parceria é produzir uma alimentação saudável através de práticas e orientações diárias”, destacou Flávia.

Para o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, os profissionais da rede devem ser qualificados para que o programa tenha êxito na rede. “É muito importante capacitar os merendeiros para cultivar a alimentação saudável das crianças, tendo em vista que eles atuam diretamente na produção do cardápio das unidades”, declarou Bruno.

Ao longo do ano letivo as unidades irão receber instruções alimentares saudáveis e os cardápios serão planejados de acordo os valores nutricionais definidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O encontro contou com uma palestra ministradas por nutricionistas do programa, que apresentaram o projeto e explicaram a importância da implementação diária nas escolas.

Na ocasião, a Diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Ivone Albertino, destacou a importância do programa para a saúde das crianças. “É fundamental a rede abraçar esta causa e cuidar da alimentação das crianças, implementando uma cultura saudável nas escolas”, declarou Ivone.

Inicialmente o programa será aplicado nos polos 1 , 3, 7 e 8, com o intuito de futuramente ser ampliado para toda a rede.

Durante duas semanas serão realizadas capacitações para os merendeiros dos polos participantes, como segue o calendário abaixo:

E.M. Santos Dumont – Polo 1 (capacitação nos dias 21 e 22 de agosto).

E.M. Felisberto de Carvalho – Polo 7 ( capacitação nos dias 23 e 24 de agosto).

E.M. Antinéia Miranda – Polo 3 (capacitações nos dias 27 e 28 de agosto).

UMEI Odete Rosa – Polo 8 (capacitações nos dias 30 e 31de agosto).

Texto: Larissa Lisboa.

Fotos: Luana Zeni.