A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação, começa na próxima segunda-feira, 16, o programa “Férias na Biblioteca!” voltado para crianças de todas idades. A iniciativa é da Subsecretaria de Projetos Especiais através da Coordenação Geral de Bibliotecas Populares e do Núcleo de Cinema e Educação de Niterói.

As atividades serão realizadas nas seis unidades que integram a rede de bibliotecas populares de Niterói:  Aguinaldo Pereira de Macedo (Fonseca), Anísio Teixeira (Icaraí), Cora Coralina (Centro), Lídice Fróes Rodrigues (Jurujuba), Monteiro Lobato (Barreto), Silvestre Mônaco (Ilha da Conceição).

A programação prevê contação de histórias com a presença das escritoras Danielle Fritzen e Elaine Furlani, brincadeiras, apresentação do Palhaço Pic Caramelo e exibição de vários curtas como: “O emprego”, “Do meu lado” e “Depois que te vi”.

De acordo com a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, as atividades que serão realizadas nas bibliotecas são fundamentais para desenvolver a criatividade e a aprendizagem através do brincar.

“O conhecimento não é construído apenas com a teoria aplicada nas salas de aula. As práticas  lúdicas, de expressão artísticas manifestadas através das múltiplas linguagens são fundamentais para estimular a imaginação infantil”, declarou Flávia.

Para o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, o projeto é importante para aguçar nas crianças o prazer pela leitura.

“O objetivo é propor a leitura através das apresentações artísticas. Desta forma, os nossos alunos irão apreciar a literatura brincando”, destacou Bruno.

O encerramento do programa “Férias na Biblioteca!” será no dia 27, no Museu Janete Costa e no Solar do Jambeiro que estarão realizando visita guiada. Para participar basta comparecer a uma das bibliotecas populares para fazer a inscrição.

Texto: Aryana Araújo.