Escolha uma Página

A Biblioteca Municipal Cora Coralina celebrou nesta sexta-feira, 13, o seu 13º aniversário. A unidade, que faz parte da rede de Bibliotecas Populares de Niterói, está localizada na Rua São Pedro, 108, Centro.

Para comemorar a data foi realizado um café literário com a professora da rede, Tânia Basto, exposições de bordados, apresentações poéticas com Debora Moreno e musicais com o Conservatório de Músicos de Niterói.

A inauguração do espaço aconteceu no dia 14 de julho de 2005, na Rua Visconde do Uruguai, 300, onde hoje está localizado o Espaço 300. Em 04 de junho de 2013, a unidade foi transferida para o prédio atual.

A escritora e poetisa, Ana Lins dos Guimarães Peixoto, conhecida como Cora Coralina, nasceu no estado de Goiás, no dia 20 de agosto de 1889 e faleceu no dia 10 de abril de 1985. Começou a escrever poemas e contos aos 14 anos, quando chegou a publicar no jornal “A Rosa”. Em 1910, publicou seu conto “Tragédia na Roça” no Anuário Histórico e Geográfico, já utilizando o seu pseudônimo. Cora faleceu em 10 de abril de 1985, em Goiânia, e deixou acervo de 9 livros publicados, entre contos infantis e poesias.

A Biblioteca Cora Coralina possui aproximadamente 8.500 livros. Além de oficinas, proporciona atividades como contação de história, sarau de poesia, auxílios para pesquisa e monografias. O horário de funcionamento é de 08:00 as 17:00h.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support