A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação de Niterói deram início nesta quarta-feira, 04, no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, a uma série de atividades para comemorar a Semana Municipal de Educação Ambiental.

A iniciativa faz parte do calendário de eventos da cidade e foi criada através de lei municipal nº 2648, de 16/09/2009. O tema deste ano é “O ambiente para além da sala de aula”, que tem por objetivo apresentar desafios e experiências de sustentabilidade no âmbito escolar.

A solenidade de abertura contou com duas palestras que abordaram as temáticas “Projetos de Ilhas do Rio e Educação Ambiental nas escolas”, ministrado pela Bióloga e Educadora Ambiental, Flávia Brasil Mello, e “Educação para o consumo consciente”, apresentado pela Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB Niterói, Raffaela Cupello.

A programação terá continuidade nesta quinta-feira, 05, com diversos eventos. Na Biblioteca Popular Anísio Teixeira serão realizadas oficinas de fotografia, yoga e montagem de hortas. Já no Memorial Roberto Silveira estão previstas palestras sobre temas como “Diversidade Cultural, Ambiente e Contação de História”, “Educação Ambiental na Educação Infantil” e “Como a ornitologia pode contribuir com a Educação Ambiental”. Haverá também uma exposição de pôsteres e apresentação oral dos trabalhos científicos.

Encerrando a Semana Municipal de Educação Ambiental, será realizada uma apresentação teatral do grupo Araquãnis, com a peça “Vem pular no rio!”, além de oficinas de alimentação saudável, gestão de projetos e premiação dos trabalhos apresentados.

A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, destacou a importância do programa nas unidades escolares. “Os nossos alunos tem sido preparados para trabalhar práticas de conscientização do meio ambiente que vão além da escola. Desta forma, eles podem contribuir para a preservação da cidade e se tornando cidadãos conscientes”, declarou Flávia.

Para o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, as ações do projeto são voltadas para o incentivo de práticas sustentáveis. “A escola é o ambiente para as crianças aprenderem sobre o mundo e assim desenvolver estratégias que possam contribuir para uma sociedade mais responsável com a natureza”, destacou Bruno.

A Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, destacou a importância da parceria com as Instituições de Ensino e Pesquisa, com os diversos órgãos da Prefeitura e empresas do município que está sendo determinante na viabilização do projeto. “Estamos no ambiente e com ele interagimos o tempo todo. Desse modo, é fundamental, fomentar junto a nossos alunos, constantemente, ideias de sustentabilidade” declarou Patrícia.

A Semana Municipal de Educação Ambiental é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e pela Fundação Municipal de Educação, por intermédio do Núcleo de Ações Integradas (NAI) , em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, a Secretaria de Cultura, o Parque da Serra da Tiririca, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), o Laboratório Horto Viveiro da Universidade Federal Fluminense (LAHVI/UFF), a ECOPONTE e a ECCOARM Soluções Sustentáveis.

Texto: Assessoria de Comunicação da SEMECT/FME.

Fotos: Eires Silveira.