Segue abaixo a entrevista com o Major Ronaldo Almeida, do 12º BPM, que fala sobre a importância da parceria entre a SEMECT/FME com a Polícia Militar no projeto “Tocando com a PM”.

1)Como surgiu a ideia do Projeto Tocando com a PM Concerto Didático nas Escolas?

Surgiu de uma ideia do Comando do 12º BPM de interagir com a comunidade do morro do Estado, de forma a aproximar a Corporação e a comunidade sem confronto. Dessa ideia, surgiu o convite pra Companhia Independente de Polícia Militar – Músicos / CIPM-Mus, funcionar dando aulas na Escola Municipal Ayrton Senna, visando oferecer as crianças matriculadas naquela escola, ensino de música de forma básica. Com o passar do tempo, outra escola passou a ser atendida, a escola Adelino Magalhães, na Engenhoca. Desde então, já se passaram mais de cinco anos, e com o passar dos anos foi agregada a modalidade do concerto didático, que abrange outras escolas da rede municipal de Niterói.

2)Como surgiu a parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria de Educação?

A parceria entre a Secretaria de Educação de Niterói e a CIPM-MUS foi uma consequência direta do sucesso do projeto, e surgiu visando consolidá-lo, ampliando-o a outras escolas da rede.

3)Qual a importância do projeto?

Esse projeto, que contribui para uma Cultura de Paz, aproximando a Polícia Militar dos cidadãos de Niterói, faz com que estes conheçam melhor a PMERJ e tenham uma imagem diferente desta bicentenária corporação, que tem como objetivo principal servir e proteger.

4)Como a música pode ajudar na formação dos alunos?

A música foi escolhida como ferramenta desse trabalho por se tratar de uma linguagem universal, com dinâmica própria, que vem desmontando obstáculos culturais em nossa história. Com sua ação influência e impacto vem consolidando e modificando hábitos seculares, fazendo dela um poderoso e legítimo instrumento de agregação sociocultural.

5)Quantos músicos participam?

Nos colégios de Niterói atuam três instrutores capacitados em didática musical, que ministram aulas práticas e teóricas aos alunos da rede. Nas apresentações didáticas, temos a participação de um grupo maior, de cerca de 25 a 35 músicos, dependendo da oportunidade.

6)Explique qual é o objetivo e o funcionamento do projeto, e desde quando ele existe.

Como já dito acima, o projeto “TOCANDO COM A PM” foi implantado no Colégio Municipal Airton Senna – Morro do Estado, em junho de 2010, e posteriormente no Escola Municipal Adelino Magalhães – Engenhoca, em 2011. Desde então, mais de 1000 crianças vem recebendo aulas semanais com instrutores da CIPM-Mus, e participando de diversas atividades ligadas a cultura musical, como desfiles, apresentações em conjunto com a Banda da Policia Militar. Muitos ex-alunos do projeto continuam estudando música e se destacando como musicistas na cidade de Niterói, dando continuidade aos ideais do “TOCANDO COM A PM”. Alguns alunos que tiveram a oportunidade de tocar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Teatro Municipal de Niterói e no Teatro João Caetano, também no rio de Janeiro, junto com a banda Sinfônica da PMERJ em alguns de seus concertos. Essa experiência foi muito marcante pra nós e para os alunos.

*Ressaltamos ainda que a partir de 2017 foi incluída na programação para os alunos da rede uma série de Concertos Didáticos da Banda da Policia Militar.

O projeto não só se limita a oferecer as crianças conhecimentos de teoria, harmonia musical, e prática instrumental, inicialmente, através da percussão e da flauta doce, mas também objetiva o desenvolver o gosto pela arte musical, a disciplina, além de apresentar a gama de possibilidades de inclusão e ascensão social proporcionadas pelas profissões ligadas ao campo artístico, ajudando a formar cidadãos.

O conteúdo das aulas capacitam os alunos a leitura de uma partitura musical, bem como o desenvolvimento de conhecimentos básicos para a execução de um instrumento musical. Além disso, dá-se também a prática de conjunto, que reúne os alunos em variadas formações, proporcionando experiências diversas no campo da pratica musical. Já nos Concertos Didáticos os alunos recebem instruções de todos os músicos da Banda da PM, tendo contato com os instrumentos utilizados pela Banda.