A cultura e a escola formam um binômio potente para a criação de uma nova perspectiva cidadã nas sociedades contemporâneas que eleva a cultura a um patamar mais consistente de experimentação e criação, podendo resultar em desenvolvimento significativo para as duas áreas do conhecimento.

As Escolas Criativas se compõem, portanto, como um ambiente de experimentações criativas e de convivência com novas possibilidades estéticas, resultando na apropriação de conteúdos culturais que implicam novas perspectivas na formação desses jovens e na sua atuação ética e sustentável, com ações voltadas para difusão, acesso, produção de ideias, formação interativa, pesquisa, estímulo à sustentabilidade e inovação a partir de novas tecnologias educativas. O projeto atua, ainda, como uma ferramenta de sensibilização e estímulo à formação de novas plateias para produtos e bens culturais, funcionando como porta de entrada para um universo plural, de diversidade e democratização cultural.

Pensando esse cenário multidimensional, o projeto Escolas Criativas – Cultura, Educação e Sustentabilidade surgem de uma iniciativa da Enel em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e com realização da Quitanda das Artes para possibilitar a integração entre cultura, educação e sustentabilidade através de novas tecnologias de ensino e inovação em três escolas da rede pública municipal de ensino, sendo elas, E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos, E.M. Santos Dumont e E.M. Francisco Portugal Neves, produzindo uma maior assimilação dos processos culturais e educacionais por meio de ações de difusão, formação, pesquisa e estímulo à sustentabilidade e à eficiência energética.

O lançamento do projeto aconteceu em 28 de maio, às 11h, no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói.