A 2ª Jornada de Capacitação em Educação para o trânsito iniciou nesta terça-feira (10), no auditório Darcy Ribeiro, Espaço Oswaldo Salles,  destinado para os docentes da Rede Municipal de Niterói.

O curso é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Ações Integradas (NAI) e da Diretoria de Programas Especiais, com a NitTrans, e tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais sobre o trânsito para dar subsídios aos trabalhos realizados no dia a dia escolar

Estiveram presentes na ocasião a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, a Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, o Subsecretário de Projetos Especiais, José Henrique Antunes, a Superintendente de Gestão Escolar, Vanderléa Nazareth, representando o Deputado Estadual Waldeck Carneiro, Madelon Moreira, o vereador de Niterói, Anderson Pipico, o Supervisor de Tráfego da EcoPonte, Alehandro Silva.

Mediado pela responsável do Departamento de Educação para o Trânsito da NitTrans, Priscila Rocha, a palestra contou com a presença do Subsecretário de Meio Ambiente de Niterói, Gabriel Cunha, que abordou o tema “Sustentabilidade e Trânsito”, e com o Presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha, que dialogou sobre a temática “Código de Trânsito Brasileiro no Contexto do Direito Administrativo da Ordem Pública”.

Na ocasião, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, que falou sobre a importância de desenvolver o trabalho educacional voltado para o trânsito da cidade.

“Devemos valorizar ações criadas pelo poder público e privado, que visam humanizar o trânsito. A educação infantil também será inserida nesse diálogo, pois as grandes atitudes de amanhã, virão das crianças de hoje.”, declarou.

O Presidente da FME, Bruno Ribeiro, ressaltou a continuidade da jornada e o trabalho de conscientização feito para professores e alunos.

“Realizamos durante o período letivo diversas formações, com o planejamento de qualificar os nossos profissionais sobre temáticas do dia a dia. É fundamental debatermos sobre o trânsito, pois tanto pedestres quanto motoristas devem prezar pela vida humana.”

A Jornada de Capacitação em Educação no trânsito contará com mais quatro encontros no auditório Darcy Ribeiro, nas datas 17/04, 24/04, 08/05 e 15/05. Além de 10 seminários com temáticas voltadas a conscientização das pessoas no tráfego das cidades.

Ao final, todos os inscritos irão receber um certificado de conclusão e um kit de livros do 1º ao 9ºano, sobre Educação no trânsito.

Texto e fotos: Larissa Lisboa e Alan Jorge Dornelas