Foi realizada, na última sexta-feira (6), no ginásio do Salesiano Santa Rosa, a abertura da 53ª edição dos Jogos Escolares de Niterói (JEN). O desfile contou com 55 escolas, entre unidades federais, estaduais e também da rede privada.

A rede municipal será representada por 10 escolas: E.M. Paulo Freire, E.M. Alberto Francisco Torres, E.M. Ayrton Senna, E.M. João Brazil, E.M. Santos Dumont, E.M. Honorina de Carvalho, E.M. Rachide da Glória S. Saker, E.M. Profª Maria Angela M. Pinto, E.M. Levi Carneiro e E.M. Altivo César.

Os jogos reúnem crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, divididas em cinco faixas etárias, para a disputa das seguintes modalidades: Vôlei, Basquete, Handebol, Futsal, Futebol Soçaite, Beach Handebol, Vôlei de praia, Beach Soccer, Beach Tennis, Rugby, Natação , Xadrez, Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Queimado, Badminton, Ginástica Rítmica e Basquete 3×3, entre outros.

A cerimônia  de abertura contou com apresentações artísticas e musicais. O momento de maior emoção foi quando a aluna Maria Elizabeth Ferreira, estudante da E.M. Paulo Freire, acendeu a tocha olímpica sombolizando o início dos Jogos Escolares. Maria Elisabeth é atleta da equipe ÉoBad – Badminton e  penta campeã nacional da modalidade, com passagens pela seleção brasileira e 5 pódios internacionais. A aluna também foi campeã sulamericana por equipes, vice no torneio individual além de medalhista de bronze na etapa da Áustria no torneio europeu Victor Hofsteig Youth International.

O JEN é uma parceria entre as secretarias Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Fundação Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Segundo os organizadores, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento social e desportivo dos alunos, estimulando a solidariedade e troca de experiências, além de revelar talentos nas diversas modalidades.

Texto: Vitoria Pinheiro