Alunos das 91 Unidades Escolares Municipaisde Niterói retornam às aulas nesta segunda-feira, (05). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a FundaçãoMunicipal de Educação (FME), o ano letivo de 2018 teve início na última quinta-feira, (01), com a realização de diversas palestras voltadas para todos os profissionais da rede, ministradas por professores de diferentes universidades.

Para garantir a segurança na volta às aulas, serão retomados dois programas: Ronda Escolar e Travessia Segura, com o apoio da Guarda Municipal e da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans). Os guardas visitarão diariamente todas as unidades, enquanto os agentes de trânsito estarão posicionados nos locais de maior movimento para orientaros alunos e motoristas.

Durante a primeira semana de aula, será realizada também uma campanha intitulada Educação para o Trânsito que prevê a distribuição de folhetos em vários locais da cidade,com a parceria da Nittrans e do Núcleo de Ações Integradas (NAI), da FME.

Atualmente a rede conta com 42 Unidades de Educação Infantil (UMEI) e 49 de Ensino Fundamental. Em março, está prevista a inauguração da UMEI do Preventório, localizada no bairro de Charitas. A Unidade atenderá, aproximadamente, 360 crianças, de 2 a 6 anos, em horário integral.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, o desafio este ano é dar continuidade ao trabalho pedagógico implantado em 2017.“Pensamos sempre na qualidade da educação dos nossos alunos e em ações pedagógicas que possam contribuir para a aprendizagem dos estudantes da Rede”, declarou a Secretária.

Segundo o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, o processo de formação voltado para os profissionais da rede será uma das prioridades para 2018. "Precisamos ter profissionais qualificados dentro das Unidades para que eles possam auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Assim, contribuímos para um ensino público de qualidade”, destacou o Presidente.

Texto: Larissa Lisboa.