O aluno Tiago Paulo Alves de Oliveira, da Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos, localizada na Ilha da Conceição, foi classificado em terceiro lugar no processo seletivo do Colégio Pedro II.

Além de Tiago, todos os nove estudantes da Escola Municipal João Brazil, (Tenente Jardim), inscritos no mesmo exame, também obtiveram sucesso. Uma delas, a aluna Lethícia dos Santos Conceição conseguiu ser aprovada em quatro instituições: Pedro II, Faetec, IFRJ e a Escola de Saúde da Fiocruz.

Todos eles fazem parte de um grupo de 200 alunos da rede municipal de |Niterói que participaram do Projeto Múltipla Escolha implantado em julho de 2017. O objetivo é preparar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para os exames de seleção das escolas de referência no ensino médio.

As turmas têm, no máximo, 25 alunos e as aulas são oferecidas duas vezes por semana, no contraturno. Todo o conteúdo abordado tem como base as provas de exames anteriores.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, destacou que o bom desempenho dos alunos se deve ao projeto pedagógico desenvolvido pela atual gestão. “Os resultados demonstram que estamos no caminho certo, investindo em ações que contribuem para o sucesso dos nossos alunos. Estamos felizes com essa conquista e queremos compartilhar com todos os profissionais envolvidos”.

O Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, ressaltou o investimento feito na qualificação dos profissionais da rede. “ A capacitação dos professores tem como objetivo melhorar o desempenho, tanto dos alunos quanto dos professores contribuindo assim para um ensino público de qualidade’, declarou Bruno.

O Projeto Múltipla Escolha é realizado em 12 unidades: Alberto Francisco Torres (Centro) Altivo Cesar (Barreto), Antinéia Miranda (Caramujo), Portugal Neves (Piratininga) Honorina de Carvalho (Pendotiba), João Brazil (Tenente Jardim), José de Anchieta (Morro do Céu), Levi Carneiro (Sapê), Maestro Villa-Lobos (Ilha da Conceição), Paulo Freire (Fonseca), Rachid Salim Saker (Santa Bárbara) Santos Dumont (Fátima).

Texto: Vitoria Pinheiro