A prefeitura de Niterói assinou nesta quarta-feira, 13, na Escola Municipal Dario Castello, em Itaipu, na Região Oceânica, um termo de cooperação com o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB). O acordo prevê a substituição de 20% dos produtos de origem animal por alimentos mais saudáveis no cardápio das escolas.
Além de proteger o meio ambiente, a iniciativa vai ajudar no combate às doenças crônicas e à obesidade infantil que afeta um terço das crianças no Brasil. Niterói estará ao lado de cidades como Cuiabá, São Gonçalo e o Estado de Mato Grosso que assumiram o compromisso de promover a saúde e a sustentabilidade através da alimentação escolar.
O programa é desenvolvido também por países como Estados Unidos, Canadá, China e México. A implementação trará impacto direto sobre 25 mil refeições servidas diariamente nas 91 unidades escolares e também nas 20 creches conveniadas com a prefeitura.
A Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, ressaltou a relevância do engajamento de todos na execução do novo cardápio. “É de suma importância que nós estejamos comprometidos com esse processo, pois melhorando os hábitos alimentares das crianças, estaremos contribuindo para uma geração de adultos saudáveis”, afirmou.
Para o Presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, destacou os benefícios da parceria. “A saúde e o bem-estar dos nossos estudantes é uma das nossas prioridades. Estamos orgulhosos pelo início da parceria com o ACB o que vai nos permitir que tenhamos uma alimentação de melhor qualidade nas nossas escolas sem custos adicionais para a Prefeitura”, declarou.
Especialista em Políticas Alimentares do Programa Alimentação Consciente Brasil, Mariana Vidotto realçou a visibilidade que o acordo trará para a cidade. "Niterói passa a liderar juntamente outras grandes capitais do país uma iniciativa importante que vai atuar direta e efetivamente em questões críticas da sociedade como a saúde pública e a sustentabilidade”
Para a diretora do departamento de alimentação escolar, Ivone Albertino, é importante inserir mudanças no cardápio das crianças. “Queremos apurar o paladar do aluno desde as primeira idades. Para isso é necessário um cardápio mais saudável, rico em legumes e frutas e que evite os carboidratos” ressaltou.
Texto: Jéssica Figueiredo
Fotos: Bianca Cavaliere