A cidade de Niterói recebeu nesta sexta-feira, 08, na Casa do Conhecimento, no Caminho Niemeyer, o I Seminário Anual de Avaliação do Programa Transdisciplinar de Educação Integral e Fortalecimento de Políticas Públicas (Tear UFF Educação).

O programa Tear UFF Educação é um termo de cooperação técnica entre a  Universidade Federal Fluminense (UFF), a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, e tem como objetivo estabelecer parcerias por meio de cursos mediados por um conjunto de professores de diferentes contextos disciplinares para auxiliar na criação de estratégias pedagógicas que garantem uma formação educacional pública de qualidade para os alunos, familiares e profissionais da rede municipal, com o foco no apoio as políticas públicas atuantes nas áreas da educação, cultura, saúde, meio ambiente, direitos humanos e assistência social.

A solenidade de abertura contou com a presença da Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia e também Professora da Faculdade de Educação da UFF, Flávia Monteiro, que ressaltou a importância da parceria entre a rede municipal e a Universidade Federal Fluminense para a Educação de Niterói.

“Este seminário tem o intuito de abrir um espaço para o diálogo entre os profissionais acadêmicos que, através das suas experiências, podem contribuir para a elaboração de ações pedagógicas a serem aplicadas nos cursos de formação para alunos e docentes. Queremos cada vez mais fortalecer essa parceria para desenvolver e discutir projetos e propostas de trabalho que auxiliem na efetivação de um ensino público de qualidade”, declarou Flávia.

Na ocasião esteve presente também o Diretor da Escola de Extensão (PROEX), Antonio Fernando Lyra, que destacou a proposta da realização do seminário.

“Muitos trabalhos são desenvolvidos em diferentes áreas acadêmicas e este seminário tem como objetivo formalizar a união dessas áreas, para que outros trabalhos possam cada vez mais se consolidar em termos de políticas públicas”, declarou Antonio.

O Subsecretário de Programas Especiais da FME, Professor José Henrique Antunes, apresentou as propostas do Programa Transdisciplinar, ampliando o espaço para debate e planejamento de ações positivas a serem aplicadas na Educação de Niterói.

“O Programa é resultado do potencial que a UFF dispõe em conjunto com a capilaridade que a rede tem na cidade. A partir deste encontro poderemos trocar experiências dos cursos de extensão e desenvolver e agilizar a aplicação de novas ações  na Educação, fortalecendo assim o ensino público de qualidade para a sociedade”, destacou José Henrique.

Durante o evento foram realizados debates e mesas redondas que abordaram os temas: “A Educação Brasileira em Tempos de Conflitos Acirrados”, “Educação Integral e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade” e o “Contexto Social e Potencialidades da Parceria Interinstitucional”, além de apresentações teatrais do grupo UFFanistas.

O seminário contou também com a troca de experiências entre os participantes sobre a aula inaugural do curso de Formação Continuada para professores da Rede Municipal de Educação.

Para o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, ambas partes envolvidas no programa serão capacitados, o que proporcionará a melhora da qualidade do ensino municipal.

“Os cursos de extensão que serão oferecidos irão auxiliar na qualificação não só dos docentes e alunos, mas também do ensino público aplicado na cidade, estreitando assim laços entre a Universidade e a rede”, declarou Bruno.

Texto e fotos: Alan Jorge Dornelas e Larissa Lisboa.