Escolha uma Página

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói realizou nesta terça-feira, 05, no Clube Português, no Ingá, a cerimônia de formatura da segunda turma de 2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O projeto, realizado há 25 anos, é resultado de uma parceira entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação.

O curso, que teve a duração de 17 semanas, contou com a presença de cerca de 700 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e as aulas foram ministradas por instrutores da PM. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a prevenção das drogas, violência e o bullying .

A solenidade de formatura contou com apresentações do grupo musical "As Cigarras", formado por professoras da rede,  além de homenagens aos alunos e professores que se destacaram durante o curso.

Estiveram presentes no evento a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o Presidente da FME, Bruno Ribeiro, o Subsecretário de Projetos Especiais da FME, José Henrique Antunes, e o Comandante do 12º BPM, Coronel Rocha, além de outras autoridades.

De acordo com a Secretária de Educação, Flávia Monteiro, o Proerd é de suma importância para a o processo de construção educacional dos alunos.

"A escola é responsável por instruir e educar os estudantes, transmitindo os valores de cidadania a serem exercidos por eles no dia-a-dia. O curso do Proerd ajuda aos profissionais no trabalho de conscientização dos alunos para temas relacionados como as drogas e a violência", declarou Flávia.

Para o Presidente da FME, o curso já se tornou uma tradição no ensino da rede pública de Niterói e desempenha funções importantes dentro e fora das escolas.

"Através do Programa os nosso alunos estão sendo educados para resgatar os valores e princípios primordiais que regem a sociedade e que poderão ser aplicados em toda a sua vida", destacou Bruno.

Na ocasião, o comandante do 12ºBPM,  Coronel Rocha, ressaltou a necessidade de se repassar conceitos importantes para as novas gerações.

"No Proerd ensinamos aos estudantes a serem agentes conscientizadores contra as drogas e a criminalidade, ajudando a transformar o país em um lugar melhor", declarou o Coronel Rocha. 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas reuniu nesta segunda etapa 33 turmas de nove unidades da rede municipal: E.M. Dario de Souza Castello, E.M. Felisberto de Carvalho, E.M. Adelino Magalhães, E.M. Tiradentes, E.M. Heloneida Studart, E.M. Sitio do Ipê, E.M. Eulália da Silveira Bragança, E.M. Santos Dumont e E.M. Paulo Freire.

 

Texto e Fotos: Larissa Lisboa e Alan Jorge Dornelas.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support