A cidade de Niterói iniciou nesta quinta-feira, 19 de outubro, a IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com uma cerimônia de abertura realizada no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Estiveram presentes na solenidade a Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, o Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, o Deputado Estadual, Waldeck Carneiro, a Diretora da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, Adriana Neves, o Secretário de Ações Estratégicas e Inovação, José Seba, a Subsecretária de Educação e Superintendente de Ensino, Patrícia Gomes e o Subsecretário de Projetos Especiais, Professor José Henrique Antunes.

A programação inicial do evento, que este ano tem como tema “A matemática está em tudo”, contou com uma mesa de debate: “A Experimentação em Ciências nos anos iniciais: o experimento que eu faço no meu dia a dia”, além da apresentação do coral e da exposição dos trabalhos científicos dos alunos da EJA.

Para a Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, é extremamente necessário desenvolver o ensino científico nas escolas.

“Precisamos discutir a importância da ciência, tecnologia e da inovação no ambiente escolar. Sem ciência não há soberania e a educação é um caminho promissor para que possamos alcançar um país cada vez mais justo”, declarou.

Já o Secretário de Ações Estratégicas, José Seba, complementou que a ciência e a tecnologia são direcionadas para a felicidade humana, destacando a importância de se compartilhar momentos como a Semana Nacional com a cidade.

O calendário teve continuidade na sexta-feira e se estenderá até este sábado quando haverá  no Campo de São Bento, exposição de ações científicas e culturais elaboradas por estudantes das escolas públicas e particulares da cidade. Participarão das atividades a Marinha do Brasil, UFF, o Instituto Vital Brazil, Departamento de Recursos Minerais, Pesagro-Rio, Museu Nacional. Haverá apresentação de trabalhos que serão avaliados por  uma comissão para concorrerem ao IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói.

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, convidou  todos para acompanhar os trabalhos realizados pelas escolas do município, destacando a temática da Semana Nacional deste ano.

“É muito importante que todos possam presenciar e prestigiar as exposições dos nossos alunos e professores no Campo de São Bento. O tema de 2017 ressalta a importância da matemática no cotidiano. Vale destacar que a Rede Municipal realizou a Maratona da Matemática este ano e o vencedor será premiado no dia 01 de novembro”, declarou.

A Diretora da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, Adriana Neves, agradeceu toda a equipe de comissão organizadora pelo trabalho feito, que possibilitou a realização de mais uma semana nacional, aproximando ainda mais a população do desenvolvimento social e científico.

Equipe de Assessoria de Comunicação Social da FME.