A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação de Niterói abriram nesta quarta-feira, 27, no Teatro Popular, no Caminho Oscar Niemeyer, o Seminário de Educação Infantil com tema: “Infâncias, Artes e Imaginação”.

Promovido pela Subsecretaria de Educação, a Superintendência de Desenvolvimento de Ensino e a Diretoria de Educação Infantil, o objetivo é expor as práticas desenvolvidas em salas de aula pelos educadores que atuam nas unidades da rede municipal.

A solenidade de abertura contou com a presença do Deputado Estadual, Waldeck Carneiro, da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, do Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, da Subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, do Subsecretário de Projetos Especiais, professor José Henrique Antunes, da Diretora de Educação Infantil, Eliza Pandino, da Superintendente de Gestão Escolar, Vanderlea Nazareth, e do Subsecretario de Cultura, Daniel Damasceno.

A secretária Flávia Monteiro destacou a necessidade de se ampliar o desenvolvimento da ação pedagógica no contexto educacional voltado para a primeira infância. "Precisamos formar os nossos profissionais para que na prática cotidiana para que eles possam auxiliar na formação da cidadania e cultura dos nossos alunos", destacou.

Segundo Bruno Ribeiro, a iniciativa é um passo fundamental para a qualificação da da rede municipal. "Durante o seminário realizaremos trocas de experiências além de mostrar o trabalho feito pelas escolas. Queremos agregar o trabalho dos nossos profissionais", declarou.

A cerimônia de abertura teve também uma apresentação de teatro musical "Bento vento e Bia ventania", feita pela atriz e escritora Danielle Fritzen e companhia e a participação especial do grupo "As Cigarras".

Logo após foi realizada a mesa de abertura mediada pela Mestre em Educação e diretora da UMEI Rosalda Paim, professora Leda Marina, e que contou com a presença da professora da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora Luciana Ostetto, que abordou o tema "Artes, Infâncias e Imaginação".  Em seguida, foi lançado o livro “Registros na Educação Infantil – Pesquisa e Prática na Educação Infantil”, uma coletânea de artigos publicados pelos professores da UMEI Rosalda Paim.

No período da tarde foram realizados vários encontros da  Faculdade de Educação da UFF (no Campus do Gragoatá), onde os profissionais da rede municipal tiveram a oportunidade de trocar experiências do trabalho realizado na Educação Infantil.

Textos e fotos: Equipe de Assessoria de Comunicação Social da FME.