A equipe de Rugby da E.M. João Brazil, localizada no bairro Baldeador, foi campeã pelo quarto ano nos Jogos Escolares de Niterói (JEN).

O esporte foi implantado na escola no ano de 2013, após a capacitação de professores de Educação Física promovida pela Fundação Municipal de Educação, que teve o intuito de especializar os profissionais da rede na modalidade Rugby.

A atividade é uma parceria entre a unidade e a UmRio, uma ONG que auxilia na prática do esporte e disponibiliza recursos materiais para os alunos.

A Secretária Municipal de Educação, Flávia Monteiro, enfatizou o valor educacional obtido pelo esporte quando aplicado em sala de aula. "Trabalhar em equipe auxilia tanto no comportamento quanto no rendimento escolar do aluno, podendo garantir assim uma harmonização no convívio diário entre alunos e professores", declarou.

A escola é pioneira na cidade em possuir um time misto, que engloba meninos e meninas, dos 13 aos 17 anos de idade. Os estudantes são treinados pelos professores Marcelo Vieira, Rosangela de Morais, Raphael Awata e Robert Malengreau, em um campo próximo ao ambiente escolar e as partidas são disputadas na praia.

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou a importância da participação das escolas no JEN. "O resultado da competição transparece não só o talento dos alunos e dos profissionais da rede, mas também o trabalho coletivo realizado pela equipe", declarou.

A E.M. João Brazil é dirigida pela diretora Gleice Dantas e atende alunos do 1º ao 9º ano. Nesta edição dos jogos a escola contou com a participação de duas equipes, que ficaram em primeiro e segundo lugar.

A cerimônia de encerramento do JEN acontecerá no dia dois de dezembro, na Associação Atlética Banco do Brasil em São Francisco.

Texto: Alan Jorge Dornelas e Larissa Lisboa.

Fotos: Larissa Lisboa.